Reta final do inverno terá mais uma semana de sol e tempo seco em SP

SÃO PAULO, SP, 10.09.2017: CLIMA-SP - Paulistanos aproveitam domingo de sol e calor nas piscinas do Sesc Belenzinho, na zona leste de São Paulo. (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

O final do inverno paulistano terá mais uma semana de calor e tempo seco. A partir desta segunda (11), as temperaturas máximas na capital vão oscilar entre 29°C e 32°C e a umidade relativa do ar se manterá muito baixa. O clima quente não é algo incomum quando a primavera se aproxima, o que se deve aos longos períodos de estiagem característicos do inverno.

A semana também será influenciada pela grande massa de ar seco estacionada no centro-sul do país, que eleva a temperatura em todo o Estado. A quinta-feira (14) promete ser o dia mais quente e seco na capital: espera-se que os termômetros atinjam 32° e é possível que a umidade do ar fique abaixo dos 20°C -o que, de acordo com os parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde), botaria a cidade em estado de alerta.

A qualidade do ar ficará pior durante as tardes, nos picos de secura, quando os poluentes ficarão mais concentrados na atmosfera.

As doenças respiratórias podem ser agravadas nessas condições climáticas devido ao ressecamento das mucosas. Sintomas como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos são ocasionados pelo ar seco.

Recomenda-se ingerir bastante água, usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhar os jardins e permanecer em locais protegidos do sol.

Neste domingo (10), último dia do feriadão, a piscina do Sesc Belezinho ficou lotada de banhistas que aproveitaram o sol forte.