Barco chinês amplia programa de reabilitação do câncer de mama


A apresentação e o batismo de um novo Barco Dragão, embarcação oficial para competições de remo, ocorreu nesta terça-feira (3). O barco será destinado a pacientes que fizeram tratamento contra o câncer de mama no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade do Hospital das Clínicas, ligado à Secretária da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP.

“O remo melhora a musculatura da perna, do abdômen, peitoral e braço. Tem um efeito extraordinário. Promove saúde, melhora o aspecto imunológico, é um aliado extraordinário para a recuperação e combate ao câncer”, declarou o governador Geraldo Alckmin, que participou do evento na Raia Olímpica da USP, no início das ações do Outubro Rosa do movimento #ÉPraFrenteQueSeRema. O movimento levanta a bandeira da atividade física na prevenção do câncer de mama.

A aquisição do Barco Dragão, que veio diretamente da China, foi patrocinada pela Associação para a Educação, Esporte, Cultura e Profissionalização da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas (AEDREHC). Com ele, haverá o aumento no número de vagas dentro do programa, que tem o remo como aliado na reabilitação de mulheres que passaram pelo tratamento oncológico. O programa “Remama” foi lançado em 2013, inspirado em um movimento mundial de superação da doença através do esporte.