Litoral sul de São Paulo ganha hospital referência para mais cinco municípios

O governador do Estado de São Paulo, e o secretário de Estado da Saúde, David Uip, participam da cerimônia de entrega do novo Hospital Regional de Itanhaém. Local: Itanhaém/SP Data: 30/10/2017 Foto: Gilberto Marques/A2img
Único jornal diário gratuito no metrô

O município de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, ganhou um novo hospital, criado para ser referência no atendimento de média e alta complexidade para mais cinco municípios da região. O Hospital Regional de Itanhaém foi inaugurado nesta segunda-feira (30) pelo governador Geraldo Alckmin. O novo hospital recebeu investimentos de R$ 65,5 milhões.

A unidade incorpora soluções de sustentabilidade, como sistema de aquecimento solar, de reúso de água e utilização de lâmpadas especiais para economia de energia. Com 12,9 mil m² de área construída, além de Itanhaém, o hospital vai atender ainda os municípios de Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.

A capacidade inicial é para 119 leitos, mas esse número será ampliado gradativamente. “Nós fizemos a transferência (para o prédio novo) em tempo recorde. Já está em funcionamento e ampliaremos para 198 leitos, nós teremos quase 200 leitos, dobrando o tamanho do hospital já existente, enfermarias, heliponto, UTI neonatal, UTI de adulto, parto humanizado, maternidade de alto risco, uma grande conquista para toda a região”, disse o governador.

O governador Geraldo Alckmin aproveitou a ocasião para anunciar o fim das obras de ampliação da rede de captação e tratamento de esgotos de Itanhaém, com a agregação de mais 87 quilômetros de encanamentos, nove mil ligações domiciliares, dois quilômetros de rede pressurizadas e oito estações de bombeamento.

A Sabesp investiu R$ 150 milhões nas obras que fazem parte do programa Onda Limpa, a maior iniciativa de recuperação ambiental da costa brasileira. Foram beneficiados 24 mil moradores de 19 bairros de Itanhaém.