Feira Miolo(s) reúne mais de 150 editoras independentes na Biblioteca Mário de Andrade

Único jornal diário gratuito no metrô

A Feira Miolo(s), uma das mais tradicionais feiras de editoras alternativas do País, chega a sua 4ª edição no dia 11 de novembro na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Com mais de 150 editoras, um aumento de mais de 40% em relação ao ano passado, o evento promove ainda programação de palestras, música, poesia e exposição.

Desde 2014, a Miolo(s) reúne editoras, coletivos e artistas produtores de publicações que transitam entre artes visuais e literatura. O público tem a oportunidade de ter contato direto com pessoas envolvidas na criação dos impressos, que assumem forma de livro, pôster, fanzine, revista, jornal, entre muitos outros. Em 2017, pela primeira vez, haverá editoras mostrando seus trabalhos nos 1º e 2º andares, além do térreo.

Outra novidade é a Miolinho(s) uma área dedicada à editoras com trabalhos para crianças. Dez editoras e coletivos, como BabaYaga, Yoyo e Coticoá, estarão lá.

Gogmagog
Tradição na Miolo(s), haverá uma exposição com o trabalho de um artista relevante para o meio da arte gráfica. Desta vez, o homenageado é o inglês Morris Cox (1903-1998), que publicou na sua Gogmagog Pres mais de 35 livros com notório esmero estético e experimental. Ainda escreveu, ilustrou, diagramou e imprimiu cada um, usando máquinas e matrizes de impressão construídas por ele. Cox enxergava o processo de impressão como a essência do livro e não apenas a forma de expressar o conteúdo.

A exposição inédita tem a curadoria do autor e designer Gustavo Piqueira, que exibirá livros raros e reproduções em adesivo. A exposição estará localizada no corredor de vidro da BMA.

Em 2015 houve a primeira exposição na Miolo(s), com trabalhos do quadrinista Fabio Zimbres. No ano passado foi a vez do editor Massao Ohno (1936-2010).

Fala Miolo(s)
Ao longo da Miolo(s), artistas, editores e pesquisadores promoverão conversas no auditório da Biblioteca Mário de Andrade no ciclo Fala Miolo(s). Serão dez palestras, de hora em hora, das 12h às 22h. Nomes como a editora inglesa Ligaya Salazar (curadora do festival ELCAF) e Claudio Rocha (Oficina Tipográfica São Paulo), estarão na programação.

A entrada é gratuita. Não é preciso fazer inscrição prévia —  os lugares são distribuídos por ordem de chegada.

Música e poesia
A Miolo(s) será embalada pela discotecagem de Eduardo Lemos e Rafael Pucci, o duo DiMangaba, conhecidos por fazer o pessoal dançar com um set de ska, dub, funk e brasilidades.

De hora em hora, a música será amigavelmente interrompida pela CBM, a Central Boesia de Miolo(s): um poeta assume o microfone e declama os principais poemas do dia. Os poetas que vão participar da CBM são: Ana Guadalupe, Ana Rocha, Betina Monteiro, Fabiano Calixto, Fabio Weintraub, Guga Nagib, Hannah Uesugi, Joca Reiners Terron, Lidia Codo, Vanderley Mendonça e Yuri Pires.

A Miolo(s) será encerrada por um show do músico e escritor Enzo Banzo que traz em seu primeiro disco solo, “Canção Escondida”, poemas musicados de autores como Luís de Camões, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Arnaldo Antunes, Alice Ruiz, Danislau, Marcelino Freire, Cleusa Bernardes – mãe do artista – e Clara Averbuck. O álbum, produzido por Saulo Duarte, foi gravado nos estúdios da YB, em São Paulo, e tem como proposta revelar a canção que existe dentro de todo poema, levando-o da linguagem escrita para a musical – vem daí o título do disco.

Esquenta Miolo(s)
Na semana prévia à Miolo(s), de 6 a 10 de novembro (segunda a sexta) e sempre às 19h, a BMA sediará uma série de atividades voltadas para pessoas interessadas no mundo das artes gráficas e da edição. A programação contempla  encontros e oficinas sobre os desafios das pequenas editoras, encadernação, xilogravura e o homenageado da Miolo(s), Morris Cox.

Todas as atividades são gratuitas, porém as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas online e são divulgadas neste evento: https://www.facebook.com/events/386115741802585/

SERVIÇO

Feira Miolo(s)
Data: 
Sábado, 11 de novembro de 2017
Horário: Das 11h às 23h
Local: Biblioteca Mário de Andrade (BMA)
Endereço: Rua da Consolação, 94 – Centro – São Paulo/SP (Acesso pelas estações Anhangabaú e República do Metrô)
Entrada: Gratuita
Não possui estacionamento
Classificação Etária: Livre
Programação Completa da Miolo(s): https://docs.google.com/spreadsheets/d/1WkUbU2KGc2kaZSc-bhFQR2NyxcTv554sY-dVQQzJNsI/edit#gid=1526375644 
Inscrições Esquenta Miolo(s): 
https://www.facebook.com/events/386115741802585/ 
Evento Oficial no Facebook: 
https://www.facebook.com/events/1382624781774816/