Confiança de industriais do agronegócio paulista cresce no terceiro trimestre

Único jornal diário gratuito no metrô

Os empresários da indústria de transformação paulista do setor do agronegócio estão mais confiantes no avanço de suas atividades. Segundo a pesquisa do Departamento do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Deagro/Fiesp) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Índice de Confiança do Agronegócio (ICAgro) aumentou 6,7 pontos no terceiro trimestre deste ano na comparação com o segundo trimestre, e atingiu 99,1 pontos.

Em nota, a Fiesp diz que, apesar da melhora, a pontuação está abaixo da registrada em 2016 (106,3 pontos). Pela metodologia, a interpretação que se dá na medição inferior a 100 pontos é de baixo grau de confiança. O levantamento mostra, porém, recuperação do indicador em todos os segmentos pesquisados.

No segmento chamado “da porteira”, relacionado aos insumos agropecuários, a percepção dos empresários indicou 104,8 pontos, com elevação de 11 pontos. O gerente do Deagro, Antonio Carlos Costa, disse que a queda na cotação das principais commodities (produtos primários com cotação no mercado internacional ), como soja e milho, deixou o setor com dúvidas sobre o escoamento dos insumos e fertilizantes. “Porém, à medida que o plantio da safra de verão se aproximou, porém, as negociações voltaram a ocorrer”, ressaltou Costa.

No caso dos industriais “depois da porteira” (como os responsáveis por alimentos e tradings), houve crescimento de 5,8 pontos na confiança, passando para 102,7 pontos. “Embora as condições do mercado brasileiro ainda não sejam ideais, a continuidade do processo de ajuste econômico segue inspirando confiança”, explicou Costa. Ele disse que o setor deve continuar sendo beneficiado no ano que vem pela recuperação do poder de compra do consumidor.

A confiança do produtor agropecuário também cresceu (5,9 pontos), embora continue abaixo de 100 pontos (93,2 pontos).

Em relação aos pecuaristas, o aumento foi bem mais expressivo: 14 pontos, atingindo os 94,2 pontos após a pior marca da série histórica no segundo trimestre (80,2 pontos). Costa lembrou que, nesse período, o setor tinha sofrido o impacto da Operação Carne Fraca e havia incertezas diante dos efeitos da delação de diretores do grupo JBS. Ele disse que o ânimo foi recuperado diante da melhora dos preços do boi no mercado internacional.

(Agência Brasil)