Rede municipal de São Paulo volta às aulas nesta 2ª feira com novo currículo

Único jornal diário gratuito no metrô

A rede municipal de São Paulo voltou às aulas nesta segunda-feira (5) com uma grande novidade: o Currículo da Cidade, lançado no final de 2017 e que passa ser parâmetro pedagógico para as 550 escolas de Ensino Fundamental que atendem mais de 400 mil alunos na cidade. Entre as inovações está a disciplina de Tecnologias, que oferece aulas de programação e robótica do 1º ao 9º ano, para alunos de 6 a 14 anos.

Na Educação Infantil, que também terá um novo currículo que começa a ser elaborado este ano, 2,5 mil unidades de creche e pré-escola recebem a partir desta segunda-feira cerca de 500 mil crianças de 0 a 5 anos. Ao todo, são quase 1 milhão de alunos atendidos pela rede municipal, entre CEIs, EMEIs, EMEFs, EMEFM e EMEBs.

“Este é um momento histórico para a rede municipal. Com a participação de toda a rede, o currículo começa a se materializar no chão da escola, na construção do projeto político-pedagógico de cada unidade. A discussão desse documento vai determinar o sucesso de 2018, sempre pensando que todos os nossos alunos têm direito de aprender”, afirma o secretário da Educação do município, Alexandre Schneider.

São Paulo é a primeira cidade do Brasil a alinhar o currículo à Base Nacional Comum Curricular para todo o Ensino Fundamental. Será ainda a primeira rede municipal a contar com aulas de programação e letramento digital no currículo desde o 1º ano, assim como a disciplina de Inglês. Além do currículo, chegam às escolas orientações didáticas e materiais de apoio para educadores e estudantes.