Vettel aproveita safety car, ultrapassa Hamilton e vence GP da Austrália

Único jornal diário gratuito no metrô

Sebastian Vettel se aproveitou do safety car virtual e venceu neste domingo (25) a primeira prova da temporada da Fórmula 1. O alemão largou na terceira colocação no Grande Prêmio da Austrália e esperou até o momento certo para ir aos boxes do Albert Park, saindo deles na frente de Hamilton e administrando a ponta até cruzar a linha de chegada na primeira colocação.
Após conquistar a pole position no sábado (24), o atual campeão da Fórmula 1 manteve a primeira posição na largada e ficou na frente até a 20ª volta, quando realizou sua parada e caiu para segundo, ultrapassado por Vettel. O alemão esperou um pouco mais e usou a 26ª volta para trocar os pneus, logo após a Haas de Grosjean falhar no meio da pista e motivar o safety car. A estratégia deu certo e resultou na vitória da Ferrari.
A escuderia italiana ainda completou o pódio com Kimi Raikkonen, que havia largado em segundo e terminou na terceira colocação, apesar da pressão de Ricciardo.
Raikkonen e Vettel tentaram ganhar posições desde a largada, quando partiram para cima de Lewis Hamilton e não tiveram sucesso. O inglês manteve a ponta após uma investida inicial da dupla da Ferrari, que manteve as posições de largada. O finlandês, que saiu em segundo, ainda perseguiu o piloto da Mercedes pelas primeiras curvas, porém não conseguiu evitar que o piloto da Mercedes desgarrasse na frente.
A quarta posição, por outro lado, trocou de dono. Verstappen acabou ultrapassado por Magnussen, dando continuidade ao bom fim de semana da Haas, que ainda teve Grosjean mantendo a sexta colocação. A corrida foi seguindo a mesma toada até a quinta volta, quando a Williams de Sirotkin falhou na pista.
Além de Sirotkin, Marcus Ericsson teve que se retirar da corrida uma volta antes, mas não afetou a prova dos demais pilotos, afinal teve tempo de se dirigir diretamente aos boxes antes de encerrar sua participação.
Buscando recuperar a quarta posição perdida na largada, Verstappen encostou em Magnussen na décima volta e tentou a ultrapassagem, mas perdeu o controle de seu carro e acabou ficando para trás de Grosjean, Ricciardo e Hulkenberg, que aproveitaram o erro do holandês para subir na classificação.
Alvo de Verstappen no momento do erro, Magnussen era a linha divisória entre duas disputas distintas na Austrália. A mais de dez segundos de Vettel, terceiro, após uma dezena de voltas, o dinamarquês da Haas era o “líder” do segundo pelotão da prova.
Isso porque Hamilton, Raikkonen e Vettel, nesta ordem, abriram larga vantagem dos demais competidores e desenharam qual seria o pódio desde o começo.
Pierre Gasly, da Toro Rosso, foi o terceiro a abandonar a prova, após apresentar um problema no motor e se retirar após uma parada nos boxes na 13ª volta. Na 19ª volta, Kimi Raikkonen realizou seu primeiro pit stop, perdendo a segunda colocação para Sebastian Vettel. Na volta seguinte foi a vez de Hamilton, também ultrapassado pelo piloto alemão.
Pouco depois, a sorte da Haas começou a virar. Até então quarto colocado, Magnussem teve algum problema em seu carro e abandonou a prova na 22ª volta. Duas voltas depois, Grosjean teve um problema no meio da pista e teve que deixar a corrida, motivando safety car virtual.
Aproveitando o momento, Vettel realizou sua primeira parada nos boxes e voltou ao circuito logo na frente de Hamilton, assumindo de fato a liderança da prova. Foram cinco voltas de liderança confortável para o alemão, embora os demais pilotos tenham se aproximado por conta do safety car.
Com menos de metade da prova restando, Vettel e Hamilton despontaram para um duelo particular, enquanto Raikkonen ficou um pouco para trás na terceira colocação, pressionado por Ricciardo. Em quinto, Fernando Alonso estava em situação semelhante à do finlandês, pois era seguido de perto por Verstappen.
A disputa pela liderança chegou a seu clímax por volta da 45ª volta, quando Hamilton decidiu partir para o ataque a Vettel. O inglês encurtou a distância, mas abusou em uma curva e saiu da pista brevemente, permitindo que o alemão abrisse segundos de vantagem que lhe deram conforto. O piloto da Mercedes tentou se recuperar, porém teve um problema nos pneus traseiros, deixou Vettel desgarrar e assegurar a vitória.
Nos outros duelos do topo, Raikkonen mantinha distância segura a Ricciardo, porém o australiano acelerou nas voltas finais para tentar seu primeiro pódio em casa na Fórmula 1. O piloto da Red Bull registrou a volta mais rápida da corrida e pressionou o finlandês até o final, mas teve que se contentar com a quarta colocação.
Também com uma Red Bull na cola, Fernando Alonso controlou as investidas de Max Verstappen e terminou na quinta colocação.

(Folhapress)
Foto: Greg Salibian/Folhapress