Alckmin entrega com 14 anos de atraso trem para Cumbica

Único jornal diário gratuito no metrô

Em março de 2002, o então governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) apresentou o traçado da linha de trem que ligaria o centro de São Paulo ao aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos.
O tucano, que à época era pré-candidato à reeleição ao governo, prometia uma viagem com maior rapidez até o aeroporto a partir de 2004, como anunciava o texto publicado no site do estado.
Aquela meta, porém, somente será cumprida na manhã deste sábado (31), com 14 anos de atraso, quando Alckmin inaugurar a estação Aeroporto-Guarulhos da linha 13-Jade da CPTM, a companhia de trens do estado.
A estação -que com os sucessivos atrasos também chegou a ser prometida para a Copa de 2014, no Brasil- será agora entregue a 75 dias da competição, na Rússia.
Assim como em 2002, quando fez o primeiro anúncio, o tucano é pré-candidato, desta vez à Presidência da República -ele deixará o cargo na próxima semana.
Com 12,2 km de extensão e três estações, a nova linha só deve iniciar a operação comercial, diariamente, das 4h à meia-noite, a partir do fim de junho, quando se encerra a última etapa de testes. No período de adaptações, a tarifa não será cobrada.
O nome da estação é Aeroporto, mas, na prática, não é exatamente isso. O passageiro com suas malas em mãos terá de atravessar uma passarela e ainda pegar um ônibus até os terminais nacionais e internacionais.
Administrado pela concessionária GRU Airport, o sistema de ônibus foi previsto inicialmente como uma alternativa até que a concessionária entregasse um monotrilho que faria essa ligação entre a estação de trem e o setor de embarque do aeroporto.
A mudança já seria significativa em relação ao projeto original do estado, que previa a construção da estação próxima ao check-in. O projeto, porém, foi revisto após a decisão da concessionária de construir um shopping no local planejado para a estação.
A concessionária diz que a localização da estação foi decidida em acordo com o governo estadual. Em troca, ela se comprometeu a transportar gratuitamente os usuários do trem aos terminais. O plano era usar um monotrilho, a exemplo de outros grandes aeroportos, mas segundo avaliação da GRU Airport, a demanda de passageiros será suficientemente atendida com o sistema rodoviário -agora consolidado.
O serviço circular de ônibus para quem desembarcar do trem ficará a cerca de 500 metros do terminal 1 e a 2,5 km do terminal 3 de Cumbica.
A GRU Airport foi questionada pela reportagem, mas não respondeu sobre a previsão de inauguração do shopping, previsto para o terminal 3.
Em 2017, a chamada receita não tarifária do aeroporto, vinda da exploração de pontos comerciais dentro de Cumbica, e não das taxas pagas pelos passageiros e companhias aéreas, foi de R$ 920,7 milhões, metade dos R$ 2 bilhões movimentados pela concessionária, que tem capital aberto na bolsa de valores.
Por enquanto, para chegar a estação Aeroporto, o usuário que estiver no centro de SP precisa seguir até as estações Brás ou Tatuapé, dali embarcar na linha 12-Safira da CPTM até a estação Engenheiro Goulart, onde é possível a baldeação com a linha 13-Jade. Em junho, porém, o governo promete uma linha expressa do Brás até a estação Aeroporto.

ATRASOS
Questionado por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos sobre os sucessivos atrasos, o governo do estado informou que só começou a receber os estudos da iniciativa privada no final de 2006, dois anos após a meta inicial para a entrega.
A gestão Alckmin alega que o interesse privado se esvaiu após a divulgação pelo governo federal do trem-bala que ligaria o aeroporto ao sistema de transporte público de São Paulo, na mesma época, o que causou o primeiro atraso no cronograma.
Já em 2007, sob a gestão José Serra (PSDB), o projeto foi retomado com promessa de entrega em 2010. Um ano antes do prazo, ganhou nova data: a Copa de 2014.
Em 2011, de novo com Alckmin, o plano de um trem expresso passou por remodelagem. A ideia foi transformada na criação de nova linha da CPTM conectada a outra já existente na zona leste.
Em 2013, as obras tiveram início com previsão de entrega em 2015. O prazo, porém, foi mais uma vez estendido, segundo o governo, por falta de repasse federais.
Segundo o governo, o investimento de R$ 2,3 bilhões para a construção da linha 13-Jade veio de financiamentos de fundos europeus e R$ 425 milhões do BNDES.

(Folhapress)
Foto: Suamy Beydoun/AGIF/Folhapress