Alckmin entrega estação Oscar Freire do metrô com atraso e incompleta


Com atraso de oito anos, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (4), a estação Oscar Freire da linha 4-amarela do metrô pela metade.
Um dos acessos à estação que receberá cerca de 23 mil pessoas por dia só será aberto aos passageiros no segundo semestre.
De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, uma alteração no solo onde está sendo construído o segundo acesso, na avenida Rebouças, no sentido bairro, atrasou o cronograma da obra.
“Por que nós vamos privar a população deste que é o acesso principal?”, respondeu o governador ao ser questionado sobre a inauguração da estação pela metade.
Com 35 metros de profundidade, os passageiros terão que descer mais de quatro lances de escada para chegar até a bilheteria, que fica próximo aos bloqueios de acesso às plataformas.
Na manhã desta quarta, enquanto o governador visitava a estação, técnicos da linha 4 ainda tentavam arrumar uma das portas no sentido Luz, que estava emperrada.

OSCAR FREIRE
A estação, por enquanto, terá horário restrito, das 10h às 15h, para realização de testes, mas a tarifa dos usuários será cobrada normalmente.
Depois de um período de 15 dias, ela passará a funcionar como as demais -de domingo a sexta das 4h40 à 0h e aos sábados das 4h40 à 1h.
Em seus últimos dias no cargo, Alckmin também vai inaugurar a estação Moema, da linha 5-lilás, na quinta-feira (5), e um trecho da 15-prata do monotrilho, na sexta (6).
O tucano vai se candidatar à Presidência da República e deixará no governo paulista seu vice, Márcio França (PSB).

ATRASO
Localizada no Jardim Paulista (zona oeste), a estação Oscar Freire será a nona da linha 4-amarela, operada pela concessionária ViaQuatro.
Primeira da rede metroviária paulista a operada pela iniciativa privada, a linha teve o contrato entre o governo do Estado e a concessionária assinado em 2006.
A previsão, no início, era que as operações da primeira parte da linha começassem em 2008 (com seis estações) e a da segunda etapa, que incluía a estação Oscar Freire, em 2010.
No ano seguinte à assinatura do contrato, no entanto, ocorreu um acidente, que abriu uma cratera na futura estação Pinheiros, matando sete pessoas. O acidente atrasou ainda mais as obras e o governo do estado parcelou a entrega das estações da primeira fase entre 2010 e 2011.
Em março de 2012, teve início as obras da segunda fase da linha (Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia). O governo achava que, ainda com o estádio do Morumbi cotado para ser a sede paulista na Copa-2014, a linha 4 chegaria até o bairro a tempo do evento.
A primeira estação da segunda etapa da linha amarela, a Fradique Coutinho, porém, foi inaugurada apenas em novembro de 2014. Ainda estão pendentes, as estações São Paulo-Morumbi, prevista para julho deste ano, e Vila Sônia, para o final de 2019.

(Folhapress)
Foto: GOVESP