Fifa deixa Neymar fora da lista de melhor jogador do mundo

Único jornal diário gratuito no metrô

Pela primeira vez desde 2011, Neymar ficou fora da lista de finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa. Nesta terça-feira (24), a entidade divulgou a relação com dez nomes, bastante influenciada pelo desempenho deles na Copa do Mundo da Rússia. São eles: Cristiano Ronaldo, Kevin De Bruyne, Antoine Griezmann, Eden Hazard, Harry Kane, Kylian Mbappé, Lionel Messi, Luka Modric, Mohamed Salah e Raphael Varane.

A expectativa pela presença de Neymar na lista era grande. Desde 2011, quando foi campeão da Copa Libertadores pelo Santos, o craque figurava todos os anos pelo menos entre os finalistas. Em 2015 e 2017, ele chegou a ficar entre os três primeiros colocados – sempre atrás de Cristiano Ronaldo e Messi.

A lista divulgada pela Fifa deixa claro que o Mundial na Rússia foi fundamental na decisão dos especialistas. Os franceses, que conquistaram o título da Copa do Mundo no último dia 15, conta com três indicados: Varane, Griezmann e Mbappé. E outro concorrente é o croata Modric, que foi eleito o melhor jogador da Copa, despontando como candidato a interromper o domínio de Messi e Cristiano Ronaldo na premiação da Fifa.

A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 24 de setembro, em Londres. A indicação dos três finalistas será feita no início de setembro. Fizeram parte do grupo que definiram os finalistas os ex-jogadores Kaká e Ronaldo Fenômeno, além do ex-técnico Carlos Alberto Parreira.

Foto: Wilton Junior/AE