São Paulo ganha escola de hortas para pessoas em situação de rua

Único jornal diário gratuito no metrô

 

Nesta quarta-feira (5), a Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade (ARCAH), em parceria com a Prefeitura de São Paulo, apresentaram o projeto Horta Social Urbana/Cidadão Sustentável no São Paulo Expo, no bairro do Jabaquara, zona sul da cidade.

A primeira iniciativa do programa, a Horta Escola Lucy Montoro, realizada sem custos para o município, é uma homenagem a Lucy Montoro, que presidiu o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo de1983 a 1987, período do mandato de seu marido, André Franco Montoro, como governador de São Paulo. Uma das metas de Lucy Montoro era o desenvolvimento de hortas sociais para a capacitação profissional e geração de empregos para pessoas carentes.

“Começar é difícil e recomeçar é mais difícil ainda. A gente sabe que a grande porta de saída para as pessoas que estão em situação de rua é o mercado de trabalho onde a pessoa consegue uma oportunidade de não depender mais de políticas assistencialistas”, destacou o prefeito Bruno Covas.

O projeto Horta Social Urbana/Cidadão Sustentável, que tem apoio de instituições como Fundação Banco do Brasil, Itaú, Eletropaulo e Grupo Pão de Açúcar, promove o desenvolvimento de pessoas em situação de rua, atendidas nos Centros Temporários de Acolhimento (CTAs) por meio da formação em agricultura urbana, focada na produção de alimentos orgânicos dentro da cidade.