Bolsonaro tem 24%; Ciro, 13%; Marina, 11%; Alckmin, 10%; e Haddad, 9%, diz Datafolha

Único jornal diário gratuito no metrô

 

Pesquisa Datafolha de intenção de votos para presidente da República, divulgada na noite desta segunda-feira (10), comprova a liderança do candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 24%; em comparação ao levantamento anterior, divulgado no dia 21 de agosto, Bolsonaro subiu apenas dois pontos percentuais, já que, naquela ocasião, ele apareceu com 22%.

A pesquisa foi feita nesta segunda, ou seja, quatro dias depois do atentado sofrido por Bolsonaro durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG) e comprova que, neste primeiro momento, a agressão não influenciou a opinião dos eleitores.

Também é o primeiro levantamento do instituto desde que o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula está preso em Curitiba, condenado a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

A pesquisa entrevistou 2.804 eleitores em 197 municípios e foi contratada pela TV Globo e Folha de S. Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Já o nível de confiança da pesquisa é de 95%. E foi registrada no TSE sob o número BR 02376/2018.

Segundo o levantamento Datafolha, Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 24%; seguido de Ciro Gomes (PDT) com 13%; Marina Silva (Rede), 11%; Geraldo Alckmin (PSDB), 10%; Fernando Haddad (PT), 9%; Alvaro Dias (Podemos); 3%; João Amoêdo (Novo), 3%; Henrique Meirelles (MDB), 3%; Guilherme Boulos (PSOL), 1%; Vera Lúcia (PSTU), 1%; Cabo Daciolo (Patriota), 1%; João Goulart Filho (PPL), 0%, e Eymael (DC) com 0%. Votos brancos e nulos somaram 15%. Os eleitores que responderam “não sabe” ou não responderam, ficaram em 7%.

Candidato do PSL também

lidera no quesito ‘rejeição’

O Datafolha também mediu a taxa de rejeição (o eleitor responde em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, também lidera neste quesito.

Bolsonaro: 43%

Marina: 29%

Alckmin: 24%

Haddad: 22%

Ciro: 20%

Cabo Daciolo: 19%

Vera: 19%

Eymael: 18%

Boulos: 17%

Meirelles: 17%

João Goulart Filho: 15%

Amoêdo: 15%

Alvaro Dias: 14%

Rejeita todos/não votaria em nenhum: 5%

Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 2%

Não sabe: 6%