UBS Jardim Rincão ganha novo atendimento de saúde bucal

Único jornal diário gratuito no metrô

 

 

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da saúde, Edson Aparecido, entregaram nesta segunda-feira (22) o novo equipamento de Saúde Bucal Jardim Rincão, localizado na Estrada da Cachoeira, s/n, na região da Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá. O equipamento, vinculado à Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Rincão, irá atender 12 mil moradores que já são atendidos no local.

O local fica em uma área próxima à UBS e conta com uma equipe composta por dois cirurgiões dentistas e dois auxiliares de saúde bucal (ASB), bem como salas para acolhimento, consultórios odontológicos, esterilização, expurgo e duas cadeiras odontológicas para atender até 30 pessoas por dia. Este é o primeiro serviço desse tipo na região.

Além das consultas, procedimentos, atendimento de urgência e emergência, os profissionais vão realizar ações coletivas nas escolas da região, com ensino da escovação dental e aplicação tópica de flúor.

O acesso ao cuidado em Saúde Bucal se dá por meio das triagens odontológicas que ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo. Atualmente 406 unidades possuem equipes desta área específica, nas outras unidades os casos são encaminhados para a UBS de referência mais próxima que possui o serviço. Há também o atendimento em consulta de urgência odontológica, que conta com 30 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).