Prefeitura de SP apresenta novos ônibus elétricos; eles estarão nas ruas em março

O prefeito Bruno Covas, o secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e o presidente da São Paulo Transporte, Paulo Cézar Shingai, apresentaram nesta segunda-feira (10) três ônibus elétricos de um total de 15 para a linha 6030/10 Unisa-Campus1/Terminal Santo Amaro. Os demais veículos entrarão no sistema gradativamente.

“Esses novos ônibus começarão a transitar em março, com energia limpa, e também não produzirão barulho. Isso é um benefício para a população e para a cidade”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

O secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano, destacou que os veículos irão colaborar para reduzir ainda mais a emissão de poluentes, “uma vez que 62% da frota possui motor padrão Euro V”.

Os modelos BYD D9W são 100% elétricos, movidos a bateria, têm espaço para até 81 passageiros, área para cadeira de rodas, acessibilidade com rampa de acesso, piso baixo, Wi-Fi, USB e ar-condicionado.

A linha onde os ônibus irão operar foi selecionada após estudos técnicos de viabilidade da SPTrans, que convidou todas as empresas do sistema para que manifestassem interesse em participar do Projeto Piloto para operar os ônibus elétricos da BYD. Nove operadoras do sistema manifestaram interesse em participar do projeto.

A 6030/10, operada pela Transwolff Transportes e Turismo, atende todos os critérios estabelecidos para o projeto. Ela tem 29,7 km de extensão, 21 ônibus na frota e transporta, em média, 17,5 mil passageiros por dia útil. A frota da cidade conta com 14.351 ônibus e 62% estão equipadas com motor EURO V, que reduz emissão de poluentes.

 

 

Foto:Divulgação Secom