Prefeitura de SP inicia concretagem da viga do pilar que rompeu no viaduto

Único jornal diário gratuito no metrô

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, vistoriaram nesta terça-feira (15) o andamento das obras no viaduto da Marginal Pinheiros e acompanham a concretagem da viga do pilar que rompeu. O viaduto cedeu há exatos dois meses e a Prefeitura de São Paulo vem trabalhando para devolvê-lo à cidade o mais rápido possível, sem abrir mão de atender a rigorosas normas de segurança.

“Iniciamos a recuperação de um dos pontos mais críticos do viaduto. Tudo segue dentro do cronograma e não há expectativa de prorrogar o prazo que foi dado inicialmente”, disse o prefeito Bruno Covas.

As obras realizadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) chegam à fase de recuperação da viga que cedeu (transversina). Além da concretagem, estão sendo reformados os dois pilares e construídos outros, para apoio. A estrutura da pista também está sendo recuperada em dois pontos. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em quatro meses.

Poucas horas após o incidente, no dia 15 de novembro de 2018, foi iniciado o escoramento de 120 dos 200 metros da parte da pista (tabuleiro) que cedeu. Todos os esforços de engenharia ficaram voltados para preservar a estrutura do viaduto. Ao lado do pilar sobre o qual a pista cedeu, foi feito outro de apoio, com três macacos hidráulicos, para aliviar o peso do tabuleiro.

 

Foto: Leon Rodrigues Secom VALE