Viaduto General Olímpio da Silveira, passa por inspeção técnica nesta 4ª

Único jornal diário gratuito no metrô

O prefeito Bruno Covas, acompanhado pelo secretário de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Vitor Aly, vistoriou nesta quarta-feira (27) os trabalhos de inspeção técnica sob o Viaduto General Olímpio da Silveira, na região central. A estrutura é um dos 16 viadutos e pontes da cidade que estão passando por laudos estruturais em caráter de emergência.
A Finger & Sommer Engenharia e Consultoria, responsável pelo laudo, vai inspecionar as vigas utilizando caminhão com lança de aproximação; retirar corpos de prova (concreto, ferragens) para ensaios; além de utilizar ultrassom e verificar o potencial de corrosão nas armaduras. A empresa recebeu a ordem de serviço no dia 1º de fevereiro e tem até quatro meses para apresentar as conclusões.
Serão verificados, por exemplo, o estado do concreto, das ferragens, juntas de dilatação, entre outros elementos estruturais. Esses materiais serão testados por meio de ensaios específicos, que irão apontar possíveis intervenções e se devem ser executadas de forma emergencial. O prefeito determinou que fossem feitos laudos estruturais em todas as pontes e viadutos sob a responsabilidade da Prefeitura de São Paulo.
Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, o viaduto sofreu com abalroamentos de veículos com altura acima do permitido. “Esse viaduto é de 1939 e apesar de todos os abalroamentos ele ainda está em ótima condição, ao menos visualmente. Vamos fazer os ensaios para identificar se teremos que fazer algum reforço para recompor a condição original”, disse.

Foto:Luiz Guadagnoli Secom