Capital paulista também oferece várias atrações para festejar o Dia das Crianças

Divulgação
Único jornal diário gratuito no metrô

Antônio Boaventura

Passar o Dia das Crianças em família pode ser uma boa alternativa para satisfazer os baixinhos nesta data. Além dos brinquedos, forma tradicional de presenteá-los, é possível encontrar na cidade de São Paulo atrações que podem estampar a alegria e felicidade nos semblantes destes pequenos notáveis. Entre elas estão os Museus do Futebol e Catavento, Zoológico e os Planetários.

Museu do Futebol

O Museu do Futebol oferece uma série de atividades gratuitas para as famílias curtirem juntas o Dia das Crianças – de feira gastronômica com comidas de estádio a uma edição especial de troca de figurinhas. A programação oferece várias oportunidades de aproveitar a data com brincadeiras e cultura. Aliás, não só a data: a comemoração ocupa toda a semana. Ele está localizado sob as arquibancadas do estádio do Pacaembu.

Hoje, o museu recebe contações de história da Associação Viva e Deixe Viver, organização que promove leitura para pacientes em 91 hospitais do País. Os contadores apresentam uma narrativa baseada no livro “O time das mãos limpas”, de Dulce Rangel. A obra, lançada no Museu, narra a história de três times de futebol imaginários: o Viva Futebol Clube, o Moléstia Esporte Clube e o Bactéria FC, para conscientizar as crianças sobre a importância de lavar as mãos.

Também neste sábado, o Museu recebe a feira Comida de Estádio, como parte da programação do SP Gastronomia – iniciativa do governo paulista. Quem vier ao museu poderá provar quitutes inspirados no cardápio de vários estádios brasileiros, como o caldo verde (Estádio do Canindé – Portuguesa), cannoli (Rua Javari – Juventus) e o feijão tropeiro (Estádio Independência, em Belo Horizonte). A iniciativa é em parceria com a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco.

Fechando a programação, no domingo acontece uma edição especial da Troca de Figurinhas, com apoio da Panini, que realiza diversas atividades na área externa do museu.
“Conseguimos uma grande programação para a semana do Dia das Crianças. Além daquelas divulgadas, como a feira gastronômica ofertada nos estádios, teremos também a Júlia Rosado, conhecida como Juju Gol, no Museu do Futebol. Ela é um fenômeno do futebol feminino e tem muita habilidade”, disse Eric Klug, diretor do Museu do Futebol.

Zoológico de São Paulo

O Zoológico de São Paulo, considerado um dos destinos mais procurados para comemorar o Dia das Crianças, tradicionalmente oferece ao seu público uma programação especial capaz de encantar pessoas de todas as idades e proporcionar momentos agradáveis e de grande interação familiar em meio à natureza.

Já no dia 12, das 13h às 15h, o grupo infantil Léla e a Turma da Aquarela estará no Zoo realizando um Pocket Show para a criançada com muitas brincadeiras, músicas e aprendizado sobre a natureza, o cuidado com o planeta e animais, respeito ao próximo e muito mais!

Há ainda a Expedição Zoo Animado – Os desenhos animados encantam gerações e muitos deles ensinam sobre a grande diversidade de vida no planeta, afinal, muitos personagens são inspirados em espécies reais. Que tal conhecer de perto algumas espécies de animais que inspiraram muitos personagens de desenhos infantis? Participe da Expedição Zoo Animado.

Museu Catavento

O Museu Catavento, com o intuito de oferecer atividades diferenciadas ao público no Dia das Crianças, que fica na região central da Capital, realiza em seu auditório dois espetáculos de mágicas. As apresentações de ilusionismo poderão ser apreciadas pelos visitantes do museu neste dia. Além de entretenimento, os espetáculos de mágicas e ilusionismos abordarão aspectos da ciência, tais como química, física, ilusão de ótica e outros.

O espaço também irá promover a oficina Bolhas de sabão gigantes. Ela proporciona ao visitante a experiência de preparar uma mistura diferenciada, aprendendo sobre a função de cada item, e colocando em prática. Ao final, os visitantes poderão levar para casa os 500 ml de mistura que eles mesmos fizeram para testar no local de sua preferência. Um dos propósitos da oficina é aumentar a participação e interação entre crianças e seus responsáveis, apresentando o museu como ambiente agradável, de participação e acolhimento mútuo.

Já no Planetário do Parque Ibirapuera, localizado na zona sul, é possível fazer um passeio pelo céu, em comemoração aos 60 anos do local. Desde a sua inauguração, sob a direção do professor Aristóteles Orsini, o Planetário recria em suas sessões as maravilhas do céu noturno ocultas pela poluição da grande metrópole. Vamos explorar os objetos celestes mais fascinantes. A apresentação termina com uma chuva de meteoros para animar a criançada.