Por meio de plataforma online, Uninove demite professores

Único jornal diário gratuito no metrô

Professores da Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo, foram surpreendidos na manhã da última segunda-feira, 22, com uma mensagem de demissão que apareceu na plataforma online usada para dar aulas assim que eles acessaram o site. O aviso dizia, de forma impessoal, que o docente estava dispensado “de prestar serviço a esta empresa sem obrigatoriedade inclusive do cumprimento do aviso prévio previsto em lei”.

A notificação, a qual o Estadão teve acesso e foi reproduzida nas redes sociais, pede que os professores compareçam à unidade Vergueiro da universidade, na zona sul paulistana, para devolver crachá, cartão de acesso, do estacionamento e carteirinha do plano de saúde, bem como para dar baixa na carteira de trabalho.

Nesta terça-feira, 23, o Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) informou que protocolou no Tribunal Regional do Trabalho um dissídio coletivo que pede a anulação, em caráter liminar, das demissões. Ainda não se sabe o número exato de profissionais dispensados, mas professores e estudantes estimam de 300 a 500. Um professor que não quis se identificar disse que funcionários da secretaria e equipe administrativa do ensino a distância haviam sido demitidos antes dos docentes.

“Apesar de ter sido facilitada pela reforma trabalhista de 2017, a demissão em massa, como a que a Uninove acabou de promover, tem enorme impacto social. O fato de ela ocorrer em meio à pandemia e de a mantenedora não ter manifestado nenhuma intenção de negociar ou amenizar o problema, agrava ainda mais a situação”, diz o Sinpro-SP.

Há dois anos e meio na instituição, uma professora que falou ao Estadão sob condição de anonimato relatou que a primeira coisa que apareceu na tela do computador quando acessou o ambiente virtual de aula foi o informativo, em formato de pop-up “Totalmente impessoal, chamando de ‘prezado professor’, não nominal. O que foi mais chocante, que mexe com o sentimento, é a primeira linha que diz que a partir de 22 de junho não presta mais serviço à instituição. Nunca prestei um serviço. Eu era uma colaboradora, fazia com que a instituição funcionasse, educava jovens.”

Setor

Segundo o Sinpro, o Grupo Laureate também homologou a demissão de 130 professores da modalidade EAD neste mês. Procurado, o grupo internacional afirmou, por meio de nota, que os professores desligados em maio atuavam exclusivamente nas disciplinas online e que não divulga os nomes nem a quantidade exata de profissionais demitidos.

A analista da Terra Investimentos Sandra Peres afirma que a transição para a educação à distância durante a pandemia ocorreu de forma abrupta, o que não significou redução de despesas administrativas e de pessoal para grande parte das instituições

Segundo a analista, as instituições de ensino superior já vinham sofrendo problemas de caixa nos últimos anos com o esvaziamento do Financiamento Estudantil (FIES) do governo federal. Com a pandemia, a situação piorou. Dados da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) divulgados no início deste mês apontam que a inadimplência subiu 75% entre abril e maio.

Procurada pelo Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a Uninove não se pronunciou até a publicação desta reportagem.