As diversas nacionalidades da gastronomia da cidade de São Paulo

Foto: Freepik – roberiomb
Único jornal diário gratuito no metrô

São Paulo é uma das cidades mais importantes do mundo para se fazer turismo gastronômico. Sua culinária é tão diversificada que agrada tanto a comida de rua, quanto os paladares mais exigentes.

Os imigrantes que ficaram na cidade mantiveram suas tradições e isso se reflete nos pratos, que passam de geração a geração. É possível encontrar a gastronomia de mais de um país em uma única rua, mas alguns bairros são mais conhecidos por concentrar um tipo específico de cozinha. 

Confira abaixo as nossas dicas sobre cada tipo de culinária, onde encontrar as melhores opções de cada uma e acompanhe as novidades do universo gastronômico no nosso blog, através do endereço http://blog.visitesaopaulo.com/gastronomia/

Cozinha italiana

O bairro do Bixiga é o mais popular quando o assunto é gastronomia italiana. Lá a cultura do país é celebrada em eventos como a Festa da Achiropita, além de ser o endereço de tradicionais cantinas e trattorias.

Outra opção para os amantes da comida típica da Itália é o bairro da Mooca, onde é possível encontrar pizzarias, cantinas e docerias que agradam até os paladares mais exigentes.

Seja para reunir os amigos em uma noite de pizza ou para um jantar romântico regado a pasta e vinho, São Paulo tem a opção certa para fazer qualquer um se sentir na Itália. 

Cozinha alemã

Mundialmente conhecida pela cerveja, a cultura alemã possui uma diversidade gastronômica que vai do salgado ao doce.

A cidade de São Paulo possui diversos restaurantes focados neste estilo de culinária, em bairros como Pinheiros e Moema, mas o bairro mais típico é o Brooklin, onde acontece a tradicional MaiFest, festa que reúne o melhor da cultura alemã.

Cozinha brasileira

A gastronomia brasileira é resultado de uma grande mistura de culturas e ingredientes, sendo que cada região possui uma influência. 

Em São Paulo é muito fácil encontrar um restaurante brasileiro em todas as regiões, tanto na opção self service, quanto à la carte, mas a região que concentra o maior número de restaurantes especializados na gastronomia do país é a dos Jardins, próxima à Paulista, região com a cara de São Paulo por abrigar um dos principais pontos turísticos da cidade, o MASP.

Churrascaria brasileira

O churrasco brasileiro é inspirado no sistema gaúcho de preparo da carne e pode ser oferecido no sistema à la carte ou rodízio, opção preferida dos amantes de carne.

Várias churrascarias possuem opções em mais de uma região da cidade, mas as casas mais tradicionais estão concentradas na região dos Jardins, graças à sua proximidade dos principais pontos turísticos e das grandes empresas.

Cozinha mexicana

A culinária mexicana possui uma grande variedade de sabores, texturas e cores, que combinam com a tradicional decoração colorida, típica da cultura do país que mantém tradições milenares através da arte e do folclore.

O melhor local para se encontrar Mariachis cantando e saborear a “caliente” gastronomia mexicana é o bairro da Vila Madalena, conhecido pela grande variedade de bares e restaurantes mais descolados.

Alguns restaurantes permitem que seus clientes usem chapéus típicos do país enquanto saboreiam os pratos mais icônicos do México. E, se você não gosta de comida muito apimentada, os cardápios possuem opções com pimentas mais suaves ou sem pimenta, para os paladares mais sensíveis à picância.

Cozinha japonesa

Todas as grandes cidades do mundo possuem uma região dedicada à população asiática e em São Paulo isso não poderia ser diferente. O melhor bairro para se encontrar a gastronomia japonesa é a Liberdade, bairro conhecido pela cultura oriental que está presente tanto nos postes de luz quanto nos rótulos dos produtos vendidos no local.

Essas são apenas algumas opções da gastronomia mundial que o visitante pode encontrar em São Paulo.