Natureza, lazer e gastronomia são atrações das cidades paulistas

concept of father's day! happy family dad and child daughter back in Park in nature
Único jornal diário gratuito no metrô

Aos poucos e seguindo todas as recomendações e medidas de segurança, a população vai retornando, inclusive, as atividades de lazer. Conhecer outras cidades é uma troca de experiências e cultura muito válida e, aliado à gastronomia, promove uma visitação única em cada lugar. Por isso o Viva segue com um roteiro com quatro municípios próximos a Guarulhos que unem natureza, lazer e gastronomia.

Águas de Lindoia

Águas de Lindóia é um dos maiores e mais importantes centros hidroclimáticos do Brasil. O Balneário Municipal oferece diversas opções de relaxamento para toda a família. Na gastronomia diversos pratos salgados e sobremesas encantam os visitantes, como costela de fogo de chão, joelho de porco, hambúrguer de parrilla, docinhos e cervejas artesanais. Além disso, há queijos, temperos, cachaças e outras especiarias produzidas pelos produtores e artesãos locais.

Campos do Jordão 

Campos do Jordão é uma cidade montanhosa localizada no interior de São Paulo que recebe milhares de turistas atraídos pelas baixas temperaturas. Inspirada na arquitetura alemã, há diversos pontos especiais, como chalés e restaurantes com comidas deliciosas, como fondues. A cidade é também conhecida pela alta gastronomia com pratos como o crepe recheado com creme de avelã coberto por um sorvete feito de pinhão, acompanhado por pé de moleque feito de pinhão ou o ceviche de truta com manga e pimenta dedo de moça, a polenta com ragu de linguiça toriba.

Socorro

Socorro é um dos melhores lugares do interior de São Paulo para o ecoturismo, turismo rural e de aventura. A “cidade da aventura” localizada na Serra da Mantiqueira, também proporciona experiências gastronômicas únicas. As delícias incluem geleias, compotas, cachaça, bolos, pães, licores e café. Alguns estabelecimentos oferecem uma imersão ao mundo rural com o tradicional café caipira, com pães caseiros, queijos frescos, bolos, frutas, geleias.

Holambra

Você sabia que o nome da cidade de Holambra, no interior de São Paulo, é a soma das iniciais de HOLanda, AMérica e BRAsil? Depois de passar anos como distrito, em 1991 nasceu a cidade na região de Campinas. A beleza e diversidade das flores, aliada à forte influência da colonização holandesa na arquitetura e gastronomia local, transformaram essa aconchegante cidade num pedacinho da Holanda em terras tropicais. Localizada a 135 quilômetros de São Paulo, o município é famoso pelo cultivo de flores. Como não poderia deixar de ser, a culinária tem grande influência da Holanda, especialmente pelo grande número de descendentes que abriga. Além do mais, a gastronomia local incorporou as flores na sua alimentação, propiciando pratos exóticos e cheios de perfume para os viajantes que decidem almoçar ou jantar por lá.

Salesópolis

Salesópolis é um grande atrativo para um passeio em família durante o final de semana. Localizada a 90 km de Guarulhos, a cidade tem boas opções para as pessoas que gostam de manter um contato com a natureza, além da excelente parte gastronômica, com a culinária mineira.

O município também é a nascente de um dos rios mais importantes do Estado, que é o Rio Tietê, que fica no Parque Estadual Nascentes do Rio Tietê, localizado no bairro Pedra Rajada, a 17 km do centro. Outro destaque do local é o Parque da Usina, que além de abrigar um museu, também existe a possibilidade da realização de trilhas.

Na parte gastronômica, as opções são variadas, desde um café da manhã colonial em família, até um delicioso almoço, já que os restaurantes têm grandes pratos no cardápio, como o pernil assado, costelinha de porco, lasanha e churrasco. Outro destaque do roteiro são os restaurantes que oferecem de forma gratuita sobremesa à vontade e frutas.

Atibaia

Localizada a uma distância 52,6 km de Guarulhos, Atibaia é uma ótima opção de passeio em família, não somente pela proximidade, mas também pela culinária dos restaurantes locais, que além de uma grande refeição, também proporcionam conforto, lazer e dependendo do local até passeio a cavalo durante os domingos.

Na cidade, um dos pontos para conhecer é o Parque Municipal Edmundo Zanoni, que tem uma área de 40 mil metros quadrado. É utilizado para a população principalmente para a realização de caminhadas, mas também há o passeio de pedalinho pelo lago e o espaço de playground destinado para as crianças.

Na parte gastronômica, diversos locais oferecem almoço, café da manhã com um toque e sabor especial que só Atibaia tem.

Embu das Artes

Se você busca um passeio mais tranquilo durante o final de semana, e opta por um local mais próximo a São Paulo, Embu das Artes é dica do roteiro. Localizada há uma distância de 55,1 km de Guarulhos, a cidade possui clima de interior, conta com belos restaurantes e principalmente, um destino ideal para um bate e volta.

Com casas históricas, coloridas e feiras de artesanato, um dos locais para a visitação é a região do centro histórico. Na parte gastronômica, os restaurantes têm uma grande variedade de pratos, incluindo desde frutos do mar, a culinária alemã e também as massas.

São Roque

Localizada há apenas 82,5 km de Guarulhos, a cidade de São Roque, que ficou conhecida pela tradicional rota do vinho, com mais de 30 estabelecimentos entre vinícolas e adegas, tem também grandes restaurantes com uma grande variedade gastronômica. A cidade foi fundada em 1657, além de ser rica em patrimônio histórico, cultural e ecológico.

Um dos melhores passeios para realizar um bate e volta com a família, a cidade é muito além das vinícolas, e tem como vias de acesso as rodovias Raposo Tavares e Castello Branco. Um dos pontos culturais para conhecer é a Estação Ferroviária, já desativada, porém, para os amantes de fotografia é um dos grandes locais para a realização de imagens.