Sabesp é listada entre empresas com gestão que respeita sociedade e meio ambiente

A Sabesp foi incluída entre as 11 empresas com ações em bolsa que mantêm gestões responsáveis do ponto de vista social, ambiental e de governança. A relação elaborada pelo BB Investimentos, o braço de investimentos do Banco do Brasil, tem o objetivo de atender a demanda crescente de investidores interessados em direcionar suas aplicações financeiras para corporações com as melhores notas ESG, a sigla em inglês para as políticas voltadas para meio ambiente, sociedade e governança.

 Entre as 11 instituições listadas na Seleção BB ESG, a Sabesp é a única empresa de capital misto. “O principal objetivo desta seleção é o de satisfazer uma demanda cada vez maior dos investidores pelo tema ESG, visando auxiliá-los em suas decisões de investimento neste novo universo que se consolida nos mercados financeiros em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil”, informou o relatório divulgado na terça-feira (20/10) pela equipe de analistas do BB Investimentos.

 De acordo com os analistas de mercado, o ESG é um conceito que vem crescendo rapidamente no mercado financeiro europeu, onde a maior cobrança por práticas rigorosas de gestão nas empresas em bolsa é praticamente pré-requisito de investimentos para diversos fundos. O conceito está ganhando espaço também no Brasil, e a lista elaborada pelo BB Investimentos confirma essa tendência.

 “De modo geral, ativos de empresas com bons indicadores relacionados aos aspectos ESG tendem a apresentar melhor performance, bem como menor volatilidade, dada a percepção de risco menor destas companhias”, explicou o relatório. Para elaborar a lista, a equipe do BB Investimentos classificou as empresas de acordo com sua nota ESG, criando um ranking voltado para as práticas em questões sociais, ambientais e de governança. As instituições também devem estar listadas em ao menos um dos três índices de sustentabilidade montados pela B3: o Índice de Governança Corporativa (IGC), o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Índice Carbono Eficiente (ICO2).

 Além da Sabesp, as outras 10 empresas listadas são: Lojas Renner, Santander, Itaú, Bradesco, Natura, Klabin, Suzano, M. Dias Branco, Localiza e Weg.