Poupatempo de Mogi das Cruzes fecha temporariamente a partir desta quarta-feira (3)

A partir desta quarta-feira (3), o Poupatempo de Mogi das Cruzes, região do Alto Tietê, ficará fechado, como medida de prevenção ao avanço do coronavírus. A decisão atende ao decreto municipal, que determina a permanência do funcionamento somente de serviços considerados essenciais. Desse modo, os atendimentos presenciais no Poupatempo estão temporariamente suspensos e os agendamentos já realizados automaticamente cancelados. 

Atualmente, o Poupatempo passa a contar com 20 postos na Fase Vermelha. Já nas demais 62 unidades do programa no Estado os atendimentos continuam mantidos, com capacidade reduzida e adoção de rígidos protocolos sanitários e de segurança.   

Confira a relação das cidades em que os postos do Poupatempo estarão fechados, em função da fase vermelha do Plano São Paulo: 

Araraquara: Araraquara e São Carlos. 

Bauru: Avaré, Bauru, Botucatu, Jaú, Lençóis Paulista e Lins. 

Barretos: Barretos e Bebedouro. 

Marília: Assis, Marília, Ourinhos e Tupã. 

Presidente Prudente: Dracena e Presidente Prudente. 

Ribeirão Preto: Ribeirão Preto e Sertãozinho. 

Em Bragança Paulista e Mogi das Cruzes os postos estão fechados, atendendo a decretos municipais. 

É importante reforçar que pelos canais digitais, o Poupatempo oferece mais de 120 serviços online, que podem ser realizados sem sair de casa, 24 horas por dia, sete dias por semana, como segunda via e renovação de CNH, pesquisa de pontuação, consulta de IPVA, Licenciamento de veículos, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho Digital, Seguro Desemprego, entre outros. Cada vez mais inovador e próximo do cidadão, o Poupatempo mantém nas plataformas digitais a mesma qualidade e eficiência, marcas registradas do programa. O acesso pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital. 

Para evitar aglomerações, além de redução na capacidade de atendimento, as unidades oferecem apenas serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como primeira via do RG, transferência interestadual e mudança na característica de veículo. Lembrando que, para agendar, conferir os endereços e horários de atendimento de cada unidade, basta acessar o portal ou o aplicativo do programa. 

Tutoriais (vídeos) 

Para facilitar a vida das pessoas que têm dúvidas sobre como realizar serviços de forma online, o portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) oferece vídeos que ensinam o passo a passo dos atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 14 tutoriais, está disponível também no Youtube, no www.youtube.com/poupatemposp

Com vídeos curtos e dinâmicos, os cidadãos têm à disposição conteúdos sobre os serviços oferecidos pelo Governo de São Paulo, além de orientações sobre como baixar o aplicativo Poupatempo Digital no celular de maneira rápida e prática. Entre as opções de atendimentos disponíveis online, estão solicitação de Atestado de Antecedentes Criminais, seguro-desemprego, Carteira de Trabalho Digital, renovação de CNH, licenciamento, liberação de veículos, serviços da Secretaria de Educação, CDHU, entre outros. 

Segunda via de RG 

Quem precisa emitir a segunda via do RG já pode usar os meios digitais para obter o documento sem precisar comparecer ao atendimento presencial. Pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão pode solicitar uma nova Carteira de Identidade com conforto e segurança, sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão. 

Os totens estão disponíveis em estações do metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, e unidades do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Os endereços estão no portal www.poupatempo.sp.gov.br, na opção Locais de Atendimento.   

Já o aplicativo RG Digital SP está disponível para ser baixado gratuitamente no celular, tanto na Google Play quanto na App Store.