Jornal Estação

Você Lê no Metrô!

Variedades

Editora cancela publicação de biografia de Philip Roth

A editora da aguardada biografia de Philip Roth cancelou definitivamente a publicação do livro e rompeu laços com o autor Blake Bailey, que enfrenta várias acusações de assédio e abuso sexual. A W.W. Norton and Company lançou anteriormente The Splendid Things We Planned, livro de memórias de Bailey. “A Norton está tirando permanentemente de catálogo as edições de Philip Roth: The Biography e do livro The Splendid Things We Planned, de 2014”, disse a editora nesta terça, 27.

“Blake Bailey é livre para tentar publicar seu livro por outra editora. Além disso, a Norton vai fazer uma doação no valor do adiantamento do livro Philip Roth: The Biography para organizações que lutam contra a agressão ou assédio sexual e que trabalham para proteger as vítimas”, continuou.

A surpreendente decisão vem na esteira da divulgação, na semana passada, de que Bailey que, na década de 1990, dava aulas de inglês para alunos da 8ª série em Nova Orleans, se comportou de maneira inadequada com os alunos, buscando depois relações sexuais. Dois ex-estudantes e um editor executivo alegaram que ele os agrediu.

Imediatamente Bailey foi dispensado por sua agência literária, a Story Factory, e a Norton anunciou, na semana passada, que faria uma pausa na impressão e na divulgação do livro até que avaliasse as acusações. A editora reconheceu ter sido procurada, anonimamente, por uma mulher, em 2018, que alegou que Bailey havia abusado dela três anos antes. A empresa nunca respondeu diretamente ao e-mail, enviado pela vice-presidente de vendas e marketing da Bloomsbury, Valentina Rice, e em vez disso o encaminhou para Bailey.

Rice veio a público com suas alegações na semana passada. Bailey, cujo livro sobre Roth foi lançado no início de abril, negou qualquer transgressão.

Seu advogado, Billy Gibbens, condenou o anúncio e ressaltou que o livro está sendo vendido no exterior. “Norton tomou a decisão drástica e unilateral de cancelar os livros com base nas alegações falsas e infundadas contra ele, sem realizar qualquer investigação ou oferecer a Bailey a oportunidade de refutá-las”, disse o advogado. “Os editores europeus de Bailey sabiamente não tomaram uma decisão tão precipitada, e a reação automática de Norton é preocupante e injustificada.”

A biografia de Philip Roth pode continuar disponível nos EUA, mas no formato de audiolivro, lançado por uma empresa diferente, a Recorded Books Inc, que não respondeu à AP sobre o que fará com a biografia.

Poucas biografias foram tão aguardadas quanto a do escritor Philip Roth. Bailey, conhecido pelas aclamadas biografias de John Cheever e Richard Yates, trabalhou no livro do autor de O Complexo de Portnoy desde 2012, teve amplo acesso a Roth, morto em 2018, e aos seus arquivos. Philip Roth chegou à lista de mais vendidos do New York Times e as resenhas foram, em sua maioria, positivas – embora alguns críticos tenham comentado que ele foi muito tolerante com Roth em sua forma de tratar as mulheres.

No Brasil, a Companhia das Letras, que comprou os direitos da obra, decidiu cancelar o trabalho de tradução. A editora ainda não informou se também vai cancelar a obra. Nem todos concordam que o livro deva ser retirado. “Se aplicarmos esse padrão em grande escala, haverá milhares de livros de fanáticos, misóginos e malfeitores que poderiam ser retirados de circulação por esse motivo”, disse Suzanne Nossel, CEO do PEN America.

Share this content: