Unicamp inicia prazo para pedidos de isenção do vestibular 2022

Único jornal diário gratuito no metrô

Candidatos interessados em participar do vestibular 2022 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já podem solicitar isenção na taxa de inscrição. O pedido deve ser realizado até 15 de junho, no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

Neste ano, o valor é de R$ 180. Houve aumento de R$ 10 no comparativo com a edição anterior. Os pré-requisitos para concessão são divididos em três modalidades:

1- Candidatos de famílias de baixa renda – até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio (exige comprovação de renda);

2- Funcionários da Unicamp/Funcamp;

3- Candidatos dos cursos noturnos de licenciatura (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia) ou tecnologia (análise e desenvolvimento de sistemas, e em saneamento ambiental)

O benefício também será concedido ao estudante que tenha o perfil indicado e se inscreva na modalidade que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção.

Desde o início da pandemia, a comissão organizadora flexibilizou parte das regras para fazer o pedido de isenção da taxa. Uma delas é possibilidade do candidato da rede pública estadual de São Paulo emitir o histórico escolar pelo site da Secretaria de Educação.

A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1. Nas demais, o número é ilimitado. Na edição anterior, o vestibular da Unicamp registrou recorde de beneficiados: 9.724.

A divulgação do resultado dos contemplados ocorre em 30 de julho. O período de inscrições ficará disponível de 2 de agosto a 8 de setembro, também no site da Comvest.

Avaliações

O mesmo da edição anterior:

1ª fase – 72 questões de múltipla escolha e prova com duração de até 4 horas;

2ª fase – Comum para todos os estudantes chamados, com a seguinte estrutura:

Primeiro dia: Redação, questões dissertativas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, e interdisciplinares em língua inglesa;

Segundo dia: Perguntas dissertativas de matemática, ciências humanas e ciências da natureza, além disso de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso: área de ciências biológicas/saúde (biologia e química), ciências exatas/tecnológicas (física e química), e ciências humanas/artes: (geografia e história, incluindo filosofia/sociologia).

Calendário

Inscrições: 02/08 a 8/9/2021

1ª fase: 21/11/2021

2ª fase: 16/01/2022 e 17/01/2022

Provas de habilidades específicas outros cursos: (setembro e outubro, datas indefinidas)

Provas de habilidades específicas outros cursos: 19 a 21/01/2022

Divulgação da primeira chamada: 14/02/2022

Matrícula (não presencial) da primeira chamada: a definir

Acesse o edital