Clube de Leitura do Memorial da América Latina recebe a escritora Ana Brêtas

Único jornal diário gratuito no metrô

O Memorial da América Latina recebe, no último encontro da temporada do Clube de Leitura Ler a América Latina, no dia 12 de junho, às 10h, a escritora Ana Brêtas, que apresenta os minicontos “Jogo da Velha”, “Casinha” e “Coelho Sai da Toca”. Juliana Leuenroth, do projeto Leia Mulheres, fará a mediação da conversa.

Os minicontos integram o livro Cem Vezes Uma, publicado pela Editora Jandaíra, composto por cem histórias curtas sobre situações singulares presentes no cotidiano feminino. Muitos dos títulos são inspirados em nomes de jogos, brinquedos e brincadeiras infantis. A autora convida o leitor a explorar sentimentos e sensações, com uma prosa poética no limite do factual e da sugestão.

Com objetivo de fomentar a leitura e a discussão sobre a literatura latino-americana, o clube tem como tema, neste semestre, “Mulheres Contam”, com escritoras da Bolívia, Uruguai e Brasil. O primeiro encontro, em 13 de março, foi com a autora boliviana Giovanna Rivero. Dia 10 de abril foi a vez da uruguaia Gabriela Aguerre. Dia 15 de maio, o encontro foi com a paraense Monique Malcher.

As atividades acontecem sempre aos sábados, com a curadoria do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) e em parceria com as editoras Incompleta e Jandaíra, por meio da plataforma Zoom, das 10h às 11h30. O link para acessar os contos selecionados para o projeto será enviado por e-mail para todos os inscritos.

O link para acessar a plataforma será enviado por e-mail aos participantes 15 minutos antes de cada encontro. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%).

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line, no link  https://forms.gle/Q5ZLSRpn9EcMBuPH6

A atividade também está relacionada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao Objetivo 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/).

Sobre a autora:

Ana Brêtas nasceu em São José do Rio Preto (SP). Desde 2015 se dedica ao seu processo de formação como escritora, frequentando especialização, cursos livres, oficinas e participando de concursos literários.

Foi finalista do Prêmio Sesc de Crônicas Rubem Braga – Edição 2015  e, em 2017, no Concurso literário Mulheres Contistas, promovido pela Editora Zouk e Casa da Mãe Joanna. Lançou seu primeiro livro Velhices e Outras Histórias, em 2018.

serviço

Clube de Leitura Ler a América Latina – Mulheres Contam
Dia 12 de junho, às 10h
“Jogo da Velha”, “Casinha” e “Coelho Sai da Toca”, com Ana Brêtas
Plataforma: Zoom (link enviado um dia antes de cada encontro)
Certificados: frequência mínima de 75% dos encontros do ciclo
Inscrições: https://forms.gle/Q5ZLSRpn9EcMBuPH6
Saiba mais:
https://bit.ly/3kmLmlf