Jornal Estação

Você Lê no Metrô!

Saúde

Agosto Dourado: amamentação pode reduzir risco de câncer de mama

Durante todo o mês é celebrado o Agosto Dourado, que é dedicado à promoção do aleitamento materno, considerado alimento de ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além de proteger a criança da obesidade e do sobrepreço, a amamentação é importante para a saúde da mulher. Isso porque, durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios, como o estrogênio, que favorecem o desenvolvimento do câncer de mama caem até 4,3% a cada 12 meses de amamentação.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Anhanguera, Clarice Conceição, explica que, além deste processo de redução da produção de hormônios, também ocorre a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético, diminuindo assim as chances de câncer de mama na mulher. “Se a mãe amamenta por mais tempo, as chances de se desenvolver um tumor no futuro são menores. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a amamentação seja realizada até seis meses de idade, mas, se for possível, procure mantê-la até pelo menos dois anos. A amamentação é benéfica para a mãe e para a criança que cresce forte e saudável”, explica.

De acordo com a professora, além da redução de chances do surgimento do câncer de mama, a amamentação do bebê logo após o parto pode reduzir os riscos de sangramento e outros problemas no pós-parto. “O aleitamento na sequência do parto faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido, reduzindo o sangramento e contribuindo para a prevenção da anemia materna e reduz o risco de câncer de ovários, além do já citado câncer de mama”, comentou.

Clarice elenca outros benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê:

– Maior contato com a mãe;

– Redução de cólicas e melhora do sistema digestivo do bebê;

– Redução de doenças alérgicas na criança;

– Bebês que foram amamentados possuem menos chance de no futuro serem obesos ou terem sobrepeso. Isso acontece devido à presença da leptina, um hormônio do leite materno que ajuda a regular o metabolismo energético;

– Acelera a perda de peso materna;

– Evita a osteoporose;

– Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto.

Share this content: