Mais de quatro mil motoristas foram socorridos na via Dutra por falta de combustível

Único jornal diário gratuito no metrô

Para orientar os motoristas que trafegam na rodovia sobre os riscos causados pela falta de combustível, a CCR NovaDutra inicia a campanha ‘Fique de olho no combustível. Evite a pane seca’, com a veiculação de mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), além de spots e dicas de segurança na programação da CCR FM 107,5 NovaDutra, destacando a importância de realizar um planejamento adequado da viagem e a manutenção do veículo.

Levantamento da concessionária mostra que de janeiro a julho deste ano, foram realizados 4.439 atendimentos a motoristas que pararam na rodovia por falta de combustível (ou pane seca), uma média de 21 atendimentos por dia, sendo o terceiro acionamento mais comum recebido no Centro de Controle Operacional (CCO) na via Dutra.

“A pane seca pode ser evitada a partir do monitoramento dos instrumentos do painel do veículo. O correto funcionamento do sensor de combustível auxilia o motorista na tomada de decisão e no planejamento da viagem. A manutenção preventiva pode evitar que este tipo de imprevisto aconteça, evitando risco à vida do proprietário do veículo e de outros motoristas que estão trafegando na via, uma vez que o veículo para de forma imediata na rodovia, podendo ocasionar acidentes graves”, explica Virgílio Leocádio, Gerente de Atendimento da CCR NovaDutra.

Vale ressaltar que a falta de combustível é uma infração de trânsito. O artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 130,16 – infração média, com punição de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O que fazer em caso de pane seca

A CCR NovaDutra aconselha que o motorista posicione o veículo nas faixas à direita da rodovia ao notar os primeiros sinais da falta de combustível – carro ‘tosse’ ou ‘engasga’- facilitando o acesso ao acostamento, caso seja necessário. Após seguir o procedimento, o motorista deve entrar em contato com a concessionária, que vai acionar o atendimento.

O contato pode ser feito através do 0800-0173536 (ligação gratuita) ou de um dos 804 telefones de emergência instalados a cada quilômetro na via Dutra. Assim que acionar o atendimento da concessionária, o motorista deve buscar uma área de refúgio e aguardar a chegada da equipe operacional.

As principais para uma viagem segura:

  • Antes de viajar, verifique sempre o nível de combustível do seu carro;
  • Calcule a distância com precisão e considere imprevistos, como erros no trajeto e desvios no caminho;
  • Confira a existência de postos de combustíveis na sua rota.