Peru libera entrada de brasileiros vacinados ou com exame PCR negativo

Peru reabre para brasileiros vacinados com esquema completo (duas doses ou a única) ou que apresentem exame PCR ou antígeno negativo, engrossando a lista de países abertos para viajantes do Brasil sem exigência de quarentena. A nova regra entrou em vigor no dia 6 de setembro. Na América do Sul, Argentina e Chile seguem fechados; e abertura do Uruguai para turismo de brasileiros está programada para 1º de novembro.

Assim como Portugal, o Peru não exige vacinação para a entrada no país. Quem não estiver com a imunização completa pode mostrar um exame PCR negativo feito até 72 horas antes da viagem. Além disso, os viajantes têm de preencher uma declaração de saúde antes do embarque.

O decreto Nº 184-2020-PCM do governo peruano datado de hoje, 4 de setembro, ainda menciona restrições à África do Sul, cujo passageiros seguem tendo de cumprir quarentena de 14 dias, mas já retira Brasil e Índia dessa lista.

Desde o fim de junho, Espanha, Alemanha, França, Suíça e Canadá já aprovaram a entrada de viajantes 100% vacinados. No caso da Espanha, assim como na Suíça, valem todas as vacinas aplicadas no Brasil. Isso porque o governo espanhol aceita todos os imunizantes aprovados pela União Europeia ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que inclui a Coronavac. Veja como emitir o comprovante de vacinação para viagens internacionais e ouça o Como Viaja | podcast de viagem sobre países abertos para brasileiros vacinados.