Facebook lança óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban

O Facebook anunciou hoje a primeira geração de seus óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban.

Chamados de Ray-Ban Stories — e claramente inspirados pelos Spectacles, do Snapchat —, a rede social o define como a “nova maneira de capturar fotos e vídeos, compartilhar suas aventuras e ouvir música ou atender ligações”.

O dispositivo recém-anunciado conta com duas câmeras integradas de 5MP e, com elas, é possível fotografar e gravar vídeos de até 30 segundos usando o botão lateral de captura ou com comandos de voz — basta dizer: “Hey, Facebook”. A empresa diz que, ao capturar vídeos e fotos, um LED acenderá para “avisar” as pessoas ao redor.

O Ray-Ban Stories também conta com alto-falantes integrados, matriz de áudio de três microfones e um algoritmo de supressão de ruído de fundo, que fornece uma experiência de chamada aprimorada.

Os óculos devem ser emparelhados com o app Facebook View, para que os usuários possam compartilhar Stories e memórias com amigos e seguidores nas redes sociais. O aplicativo também facilita a importação, edição e compartilhamento de conteúdo via Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, TikTok, Snapchat e outras plataformas.

Em comunicado, o Facebook afirma que o produto foi feito “com a privacidade em mente, adicionando vários recursos integrados para fornecer controle e tranquilidade para proprietários de dispositivos e observadores”.

Os preços do novos óculos inteligentes partem de US$300 e eles estarão disponíveis para compra em 20 combinações na loja online da Ray-Ban e em algumas lojas físicas de varejo nos EUA, bem como na Austrália, no Canadá, na Irlanda, na Itália e no Reino Unido.

Por enquanto, não há previsão de quando (ou se) o dispositivo chegará ao Brasil ou a Portugal.