Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência será ampliada com dados do Imesc

Único jornal diário gratuito no metrô

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) vai agregar mais informações à Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (https://basededadosdeficiencia.sp.gov.br/), com metadados das perícias de interdição/curatela.

O Termo de Cooperação entre as partes foi assinado em setembro, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Estiveram presentes os Secretários de Estado Célia Leão (Direitos da Pessoa com Deficiência) e Fernando José da Costa (Justiça e Cidadania e superintendente do Imesc) e, o autodefensor Roni Vitorino.

Os metadados farão parte da plataforma criada pela Secretaria, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, que reúne informações sobre a pessoa com deficiência, organizados nas áreas de educação, saúde, emprego e renda, vulnerabilidade social e esporte.

“A Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi criada para subsidiar a tomada de decisão de gestores públicos na definição das políticas públicas regionais ou municipais voltadas à inclusão plena das pessoas com deficiência, como nos orienta o Governador João Doria”, afirma a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

“É o que estamos fazendo com essa parceria, consolidando dados relativos às pessoas com deficiência e aos Governos, como uma forma de enfrentamento às barreiras incapacitantes”, disse. O objetivo é deixar mais robusta as informações da plataforma, que já é fonte de pesquisa para profissionais interessados na causa, estudiosos, pessoas com deficiência, entre outros.

“As informações repassadas irão enriquecer ainda mais a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ampliando a quantidade de dados e campo de pesquisa”, disse.

“Estamos contribuindo para a construção de um grande acervo de dados sobre as perícias realizadas com pessoas com deficiência no Estado de São Paulo”, finalizou o Secretário de Justiça e Cidadania e superintendente do Imesc, Fernando José Da Costa.