Jornal Estação

Você Lê no Metrô!

Variedades

Aprendizes das Fábricas de Cultura apresentam projetos em mostra online

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, localizadas nas regiões norte e sul de São Paulo e Diadema, irão realizar uma mostra on-line com os projetos desenvolvidos por aprendizes dos Ateliês e Trilhas do 2º semestre de 2021.

Em novembro, o público poderá acompanhar a maior parte das produções dos aprendizes no canal do Youtube das Fábricas de Cultura. No total, são mais de 185 projetos, sendo 17 com apresentações presenciais, que dialogam com diversas linguagens artísticas, como dança, circo, música, escrita criativa, artes visuais, literatura, capoeira, teatro, foto e vídeo, e tecnologia.

As produções apresentadas na mostra on-line deste semestre tiveram como espaço principal de produção as casas dos arte-educadores e aprendizes, mas já no segundo semestre algumas turmas dos Ateliês e Trilhas voltaram a atuar presencialmente nas Fábricas. Confira mais detalhes dos projetos desenvolvidos:

A turma do Ateliê de Arte Educação e outras (de)formações, orientada pelo educador Rodrigo Munhoz, apresenta todo o projeto artístico desenvolvido no semestre na publicação da 3ª edição da Plurais, que engloba práticas do campo da arte e performance . O lançamento contará com duas ações a serem realizadas no dia 18 de novembro. A partir das 15h, pelo Instagram das Fábricas de Cultura, o público poderá ver os destaques do projeto. No mesmo horário, mas no site da Mostra de Processos, será disponibilizado o material na íntegra.

No dia 22 de novembro, às 15h, o público poderá assistir a peça audiovisual “Travessias – Do Amanhã Ao Ontem”. A apresentação traz performances sobre as gingas, as esquivas que refazem os espaços e transformam os corpos afroindígenas, urbanos, do concreto, das quebradas, discutindo o papel da ancestralidade no hoje.

O grupo Seresteiros do Amor, da Trilha de Danças Brasileiras e Banda Sertaneja, se apresentará no dia 24 de novembro, às 19h30, trazendo os ritmos do Coco (presente no Nordeste do Brasil) e do Carimbó (PA) para mostrar a força e beleza da cultura popular brasileira.

No dia 25 de novembro, às 19h, a turma do Ateliê de Webséries irá apresentar os resultados dos processos autorais do semestre por meio de um bate-papo, de forma a promover uma troca de experiências sobre a criação de cada um dos aprendizes. A apresentação dos resultados irá contemplar o estágio de criação de cada aprendiz da forma que está, seja finalizado ou em processo.

A partir de escritos do livro “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus, os aprendizes do Ateliê de Dança Contemporânea foram elaborando cenas, imagens, células coreográficas criando um diálogo entre corpo, literatura e vídeo. As criações, que serão apresentadas no dia 26 de novembro, às 10h, partem das sensações e palavras provocadas pelos escritos do livro, onde é possível identificar a relação entre o cotidiano instaurado atualmente em muitas realidades com a pandemia.

O Ateliê de Slam para Educadores, a Trilha de Publicações Independentes e o Ateliê Formação de Coral se unem para realizar o “FLUXO”, um encontro online, no estilo de sarau, com trocas de saberes, poesias e cantorias. A apresentação, orientada pelas educadoras Rosangela Oliveira e Lívia Golden, será transmitida ao vivo pelo Youtube no dia 27 de novembro, às 19h, e contará com as participações especiais do Ateliê de Sopros, do educador Vitor Alexander e do Ateliê de Violão, do educador Stelzer.

Em parceria, os Ateliês de Sopros, Formação de Coral e Violão trabalham em conjunto para realizar a atividade “Pixinguinha em Pauta”. O projeto final dos ateliês se dará pela apresentação da gravação da música “Lamentos” do compositor, arranjador e multi-instrumentista Pixinguinha. Durante a formação, eles refletiram sobre a origem e a história desta música, que surgiu a partir de um episódio de racismo sofrido pelo compositor. A transmissão da gravação será no dia 28 de novembro, às 16h, mas quem acompanhar o sarau “Fluxo”, no dia anterior, já poderá assistir.

Também no dia 28 de novembro, às 20h, os aprendizes do Atelier Escritas Criativas e Teatro Para Jovens irão apresentar monólogos escritos por eles a partir de provocações de filmes e temas na forma de cenas, palavras e imagens.

A mostra será finalizada no dia 30 de novembro com atividades diversas. Às 11h, os aprendizes do Ateliê de Cordas Dedilhadas apresentarão duas músicas no encontro “Da Caatinga as Cordilheiras”. A primeira é a música “Juazeiro”, composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e a segunda é a música “El Condor Pasa”, de autoria do compositor peruano Daniel Alomia Robles.

No mesmo dia, mas às 14h, os aprendizes participantes do Ateliê DJ irão mostrar algumas técnicas de mixagem desenvolvidas durante as aulas, apresentando SET´s de House, Funk, Trap e Flashback no encontro “Boiler Jaça”.

Às 16h, os Ateliês de Artes Visuais irão apresentar a exposição “As mulheres nas artes visuais: Tarsila do Amaral, um estudo da Semana de 22 através de suas obras”, que reúne uma pesquisa que os aprendizes realizaram das mulheres nas artes visuais, destacando as obras de Tarsila do Amaral na Semana de Arte Moderna.

E o dia será finalizado com a apresentação da Trilha de Conjunto de Cordas, às 19h. Inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922, a turma traz uma releitura de obras consagradas que passam por Bach, Villa Lobos até chegar na tropicália. Para conferir a programação completa acesse o site da Mostra de Processos .

Serviço:

Fábrica de Cultura Brasilândia
FLUXO | Espaço para leitura, compartilhamento e apreciação de narrativas – Encerramento 2021
27/11 – Sábado – 19h
Faixa Etária: livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube e Google Meet.

PIXINGUINHA EM PAUTA | Encerramento de semestre no Ateliê de Sopros
28/11 – Domingo – 16h
Faixa Etária: livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube.

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Seresteiros do Amor
24/11 – Quarta-feira – 19h30
Faixa Etária: livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

Ateliê Escritas Criativas e Teatro Para Jovens
28/11 – Domingo – 20h
Faixa Etária: livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Diadema
Plurais 3: O lançamento!
18/11 – Quinta-feira – 15h
Faixa Etária: livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Instagram

Mostra de Processos – Turma de Webséries
25/11 – Quinta-feira – 19h
Faixa Etária: livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Jaçanã
Da Caatinga as Cordilheiras
30/11 – Terça-feira – 11h
Faixa Etária: livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

BOILER JAÇA
30/11 – Terça-feira – 14h
Faixa Etária: livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Travessias – Do Amanhã Ao Ontem
22/11 – Segunda-feira – 15h
Faixa Etária: a partir de 12 anos
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

Mostra de Processos Dança Contemporânea – Entre Carolinas, Marias e Jesus
26/11 – Sexta-feira – 10h
Faixa Etária: livre
Participação: Aberta ao Público.
Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
As mulheres nas artes visuais: Tarsila do Amaral, um estudo da Semana de 22 através de suas obras.
30/11 – Sábado – 16h
Faixa Etária: livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Google Meet

Mostra Trilha Conjunto de Cordas
30/11 – Terça-feira – 19h
Faixa Etária: livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).
E-mail: [email protected]

Devido à pandemia da Covid-19, a programação cultural vem ocorrendo de forma on-line. Todas as atividades são gratuitas. Saiba mais no hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura .
*Sujeito às mudanças mediante orientações dos órgãos responsáveis.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020 e 2021, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Share this content: