Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado do Dia da Consciência Negra

Único jornal diário gratuito no metrô

Neste sábado (20) é celebrado o feriado nacional do Dia da Consciência Negra. Com isso, alguns serviços no estado de São Paulo podem ter horários de funcionamento alterados nesta data, nos municípios que decretaram feriado e não anteciparam a comemoração.

Na retomada segura promovida pelo Governo de SP, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras possuem autonomia para determinar rigidez de restrições conforme as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar.

Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/). Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Poupatempo

Neste sábado, dia 20 de novembro, os postos do Poupatempo estarão fechados para atendimentos presenciais nos 31 municípios que decretaram feriado e não anteciparam a comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Os postos do Poupatempo que estarão fechados para o atendimento presencial neste sábado são: Aguaí, Andradina, Araçatuba, Barretos, Caieiras, Campinas Shopping, Caraguatatuba, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Franco da Rocha, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Itaquaquecetuba, Itu, Jahu, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piquete, Piracicaba, Rio Claro, Salto, Santa Bárbara d’Oeste, Santo André, Santos, Serra Negra, Sumaré, Suzano, São João da Boa Vista e São Vicente. Nas demais unidades, inclusive as seis da capital paulista, Alesp, Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e a da Sé, o expediente será normal, no horário habitual.

Na segunda-feira (22), todas as unidades voltam a funcionar normalmente, mediante agendamento prévio de data e horário.

O agendamento pode ser feito pelos canais digitais do programa, onde também estão disponíveis mais de 160 serviços eletrônicos, para que o cidadão acesse quando e onde quiser. Entre as opções mais procuradas, estão a renovação da CNH, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, licenciamento de veículos, carteira de vacinação da Covid-19, entre outros. Todos permanecem disponíveis para a população 24 horas por dia, sete dias por semana. Para acessar, basta baixar o aplicativo Poupatempo Digital, no celular, ou acessar o site do Poupatempo.

Importante reforçar que os atendimentos nos postos do Poupatempo são realizados somente para serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo.

Para saber os horários de funcionamento das 92 unidades do Poupatempo, é só acessar o portal – www.poupatempo.sp.gov.br.

CPTM, Metrô e EMTU

Neste sábado (20), a operação das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) será normal. Nos próximos domingos, 21 e 28/11, quando acontecerá a aplicação das provas do Enem, a operação de algumas empresas ligadas à STM terão ajustes, e recomenda-se a todos que programem a viagem para os locais de provas com antecedência e façam a compra antecipada das viagens.

CPTM – Nos dois dias, a CPTM terá Intervalo de 10 minutos e trens de prontidão entre 6h até às 14h. Após às 14h, os trens voltarão a operar em horário normal de domingo, com intervalo médio de 35 minutos.

EMTU – Todas as linhas gerenciadas pela EMTU seguirão a programação horária normal de domingo nos dois dias de ENEM. Importante que o estudante verifique se na linha que pretende usar há operação aos domingos. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô – O Metrô seguirá com operação normal para domingo. Porém, fará monitoramento do fluxo de passageiros e, caso necessário, aumentará o número de trens em circulação.

ViaQuatro e ViaMobilidade – A ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, terão operação de domingo normal e regulação da oferta de trens de acordo com a demanda.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

No sábado (20), a Central de Atendimento funcionará das 6h às 17h, e o telefone para emergências 195 funcionará 24h. Também é possível agendar atendimento presencial nas unidades da Sabesp pelos sites: Agenda SP (https://sabesp.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/SABESP/) e Poupatempo (http://www.poupatempo.sp.gov.br/).

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home) e no Sabesp Fácil (https://sabespfacil.sabesp.com.br/), o atendimento é 24h, todos os dias da semana. Em ambos é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços.

No domingo (21) a Central de Atendimento funcionará das 6h às 17h, e o telefone para emergências 195 funcionará 24h. As agências físicas estarão fechadas.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: [email protected].

Bom Prato

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que no feriado, somente os restaurantes da rede Bom Prato que abrem aos finais de semana irão funcionar – Brás, Campos Elíseos, Guaianases, Lapa, Santana e São Mateus. No dia 22, todas irão abrir para atendimento normal.

Fazenda

Os postos da Fazenda permanecerão fechados no dia 20, voltando a atender a população no dia 22, segunda-feira.

JUCESP

A JUCESP terá o atendimento presencial suspenso no dia 20 de novembro. Porém, seus serviços estarão disponíveis on-line no site: www.institucional.jucesp.sp.org.br.

PAT e Banco do Povo

As unidades de São Paulo do Banco do Povo estarão fechadas no dia 20. Demais municípios seguem determinação local. Os PATs, como estão sob gestão das prefeituras, seguem as normas municipais. O PAT Central, da Rua Boa Vista, estará fechado.

CDHU

No dia 20 de novembro não haverá expediente na CDHU.