Trens e ônibus de São Paulo recebem iluminação especial para o Natal

Foto: Divulgação/STM
Único jornal diário gratuito no metrô

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, com a aproximação das festas de fim de ano, manteve a tradição e, em mais um ano, levará a todos o espírito natalino com ônibus e trens iluminados na Região Metropolitana de São Paulo. Outra atração será a árvore de Natal feita com materiais reciclados, na frente do CCO do Metrô.

CPTM – CPTM – A partir da próxima segunda-feira (06), os passageiros da Linha 12-Safira poderão ver e embarcar no trem iluminado para celebrar o clima natalino. O trem, da Série 9000, também poderá circular na Linha 11-Coral, de acordo com estratégia operacional. A composição circula até 06 de janeiro de 2022. Na Linha 9-Esmeralda, uma composição decorada passará a circular a partir do dia 7 de dezembro. O trem segue enfeitado pelos trilhos até 27 de dezembro.

EMTU – Na Região do ABC, ao menos cinco ônibus iluminados e adesivados com tema natalino vão decorar as ruas por onde passarem. Os motoristas das empresas Next e Metra que operam o transporte da região, vão trabalhar em clima de Natal, vestidos de Papai Noel ou Mamãe Noel e vão distribuir balinhas para as crianças que embarcarem nos ônibus.

Na Região Metropolitana de Sorocaba, onde a EMTU atende 89 linhas, a concessionária Rápido Luxo Campinas incluiu em sua frota um ônibus que receberá iluminação especial com lâmpadas LED a partir desta quarta-feira (01). O veículo de prefixo 32130 vai circular em diversas linhas intermunicipais para que passageiros de diferentes regiões possam embarcar no clima natalino, tirar fotos e passear com a família.

Também a partir do dia 1, os moradores da Região Metropolitana de Campinas vão encontrar quatro veículos iluminados em diversas linhas nos municípios de Hortolândia, Sumaré, Campinas e Valinhos, operadas pelo Consórcio BUS+.

Os passageiros da Baixada Santista vão ver ao longo do mês as luzes especiais enfeitando o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e quatro ônibus da BR Mobilidade que atendem as linhas 905, 930, 931 e 942, em Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Peruíbe e Bertioga. Já as linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU na Região do Alto Tietê, operadas pela Radial Transporte e ATT – Alto Tietê Transportes (Consórcio Unileste), vão receber três ônibus iluminados a partir da próxima segunda-feira (6).

Metrô – Para celebrar o Natal, o trem iluminado do Metrô já está circulando na Linha 3-Vermelha. A partir do dia 6 de dezembro, será a vez das linhas 1-Azul, 2-Verde e 15-Prata também contarem com um trem decorado. As composições serão enfeitadas com fita de LED, que poderá mudar de cor, em todo seu contorno, bem como das portas e janelas. Em todas as linhas, a decoração permanece ao longo do mês de dezembro. Para que as pessoas achem mais facilmente a localização dos trens iluminados, o Metrô vai disponibilizar em seu site do Metrô o localizador que vai mostrar em tempo real a posição do trem das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A funcionalidade ainda não estará disponível para a linha 15, que tem um sistema de controle diferente. Além da iluminação, o Metrô também vai celebrar o Natal com a exposição de uma árvore de seis metros de altura feita com materiais recicláveis (como corrimãos de escadas rolantes e chapas de forros das estações) em frente ao prédio do Centro de Controle Operacional (CCO) da Companhia, na Rua Vergueiro, 1.200, próximo à estação Paraíso.

ViaMobilidade – A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, também está com trem iluminado em comemoração ao Natal. Equipado com luzes LED, o trem circula pelos 20,1 km da linha, durante o horário de funcionamento. Já a partir de 1º de dezembro, serão dois trens iluminados na Linha 5-Lilás. As composições estarão decoradas até 02 de janeiro, uma forma de tornar a viagem dos passageiros mais alegre e colorida em comemoração à época de festas de fim de ano.