Museu Casa de Portinari realiza atividades alusivas ao Dia dos Direitos Humanos

Foto: Alexandre Moreira-A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas
Único jornal diário gratuito no metrô

Aproveitando a celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, preparou uma programação especial que consolida o engajamento da instituição na campanha Sonhar o Mundo, que articula e mobiliza os museus paulistas para as questões relacionadas aos Direitos Humanos.

As atividades serão presenciais, gratuitas e vão acontecer de 6 a 12 de dezembro destacando o tema “Soluções sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”. Ao longo do horário de funcionamento do Museu, das 9h às 18h, ao lado da Capela da Nonna, o público vai poder explorar o jogo de memória “Candido Portinari e os Direitos Humanos”, ação educativa que traz peças com imagens de obras do artista e frases sobre direitos constitucionais do(a) cidadão/cidadã.

Nos mesmos dias e horários, o Museu exibirá, na sala principal, um vídeo que reproduz fotos de pinturas nas quais Candido Portinari retrata as mulheres. O público poderá observar questões ligadas à estética, à cultura e à representatividade, além de relacionar a figura feminina ao tempo presente considerando os avanços nas relações sociais e suas conquistas.

Já no sábado (11), para finalizar a programação, acontecerá, às 10h, uma Roda de Conversa com mulheres protagonistas no mercado de trabalho. Professoras, dona de casa, advogadas, jardineiras, vendedoras entre outras profissionais, que compartilharão experiências sobre rotina, preconceitos, vitórias e sonhos.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizada à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski-SP, e está sempre aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Excepcionalmente neste dia 6 de dezembro (segunda-feira) a instituição estará aberta ao público por conta da programação especial.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.