Jornal Estação

Você Lê no Metrô!

Estado SP

Cidade de São Paulo comemora 468 anos com inaugurações de unidades de saúde e para idosos

A cidade de São Paulo, uma das mais populosas do mundo com cerca de 12,33 milhões de habitantes, completa 468 anos hoje (25) com uma série de atividades para celebrar a data. Além de uma programação cultural completa, a capital comemorou o aniversário com ato cívico no Pateo do Collegio, região central da cidade e missa na Catedral da Sé com arcebispo metropolitano, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. Também estão programadas as inaugurações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Elisa Maria II, em Brasilândia, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e de um Centro Dia para Idosos em Parelheiros, além da entrega da ala de internação do Hospital Integrado Santo Amaro.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, programou eventos culturais para comemorar os 468 anos da cidade. A celebração marca também o início da programação do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O Projeto 22+100 trará uma série de atividades pontuais no período de 100 dias, contados desde 22 de janeiro, e terá encerramento no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Entre os destaques, o ator Pascoal da Conceição interpreta Mário de Andrade na performance 22+100, inspirada em Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira, amanhã (25), no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

A programação do Aniversário de São Paulo apresenta os novos modernistas, artistas que, da mesma forma com que os modernistas fizeram há 100 anos, rompem com o status quo. Todas as cinco macrorregiões da cidade recebem programações: Centro Cultural São Paulo (CCSP), Centro; Casa de Cultura da Vila Guilherme, Zona Norte; Casa de Cultura Hip Hop Leste, Zona Leste; Casa de Cultura M’Boi Mirim, Zona Sul; Casa de Cultura do Butantã, Zona Oeste.

Fundação

A cidade de São Paulo teve sua fundação em 25 de janeiro de 1554, mesma data em que se comemora a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, o São Paulo. A fundação aconteceu no local hoje conhecido como Pateo do Collegio, onde foi construída a primeira edificação da cidade pela missão jesuítica liderada pelos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, com a intenção de catequizar as populações indígenas, a localidade ganhou a condição de cidade em 1711.

Além de ser a capital do Estado, São Paulo está se tornando na capital mundial da vacina durante o período de pandemia do coronavírus, devido o alto índice de pessoas já imunizadas contra a Covid-19. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já foram aplicadas 25.452.923 de doses das vacinas.

Economia

O crescimento da economia em São Paulo se deu durante o ciclo do café e com a chegada dos migrantes. O desenvolvimento da industrialização em conjunto com o fenômeno da urbanização consolidou o papel da cidade na economia do Brasil. Tendo o multiculturalismo como uma de suas marcas, a cidade global abraça grandes comunidades de países como Israel, China, Japão, Itália, Bolívia, Peru, Portugal, entre outros, além dos brasileiros que chegam de outras regiões para tentar a vida na grande metrópole.

A presença dos imigrantes que se fixaram na cidade impactou tanto que o resultado pode ser visto na arquitetura, gastronomia, cultura e em diversos outros aspectos em todas as regiões da capital.

Destino turístico

São Paulo é uma metrópole efervescente, onde acontecem milhares de eventos anualmente. Mas não é apenas a capital dos negócios na América Latina, é também um grande centro de entretenimento. São Paulo é um dos 50 melhores destinos para viajar em todo o mundo. Maior cidade da América Latina, a capital paulista tem a combinação dinâmica entre luxo, design e influência na moda, além de ser um centro metropolitano internacional de arte e cultura. A diversidade na oferta de entretenimento, desde a hotelaria até os museus e a gastronomia são considerados diferenciais.

Segundo dados do Observatório do Turismo e Eventos da prefeitura, a cidade de São Paulo atrai mais de 15 milhões de turistas, sendo quase 20% estrangeiros. O circuito de compras é formado por mais de 50 ruas de comércio especializado. A zona de comércio central, formada pela Rua 25 de março, a região do Bom Retiro e Brás e outras áreas, atrai mais de 400 mil pessoas por ano.

A diversidade cultural é, sem dúvida, uma das marcas da cidade: são mais de 140 museus, 119 teatros e 105 espaços diversos como casas de cultura. No setor gastronômico, são 23 mil estabelecimentos em todas as regiões, que representam mais de 50 tipos diferentes de cozinha.

Roteiros

Para conhecer tudo o que a cidade tem de bom, você pode contar com diversas opções de passeios. Há, inclusive, programas que você pode fazer como se fosse um próprio paulistano, visitando lugares que vão além do turismo tradicional.

Acesse o site www.cidadedesaopaulo.com/vivasp/roteiros-guiados/ e veja algumas opções de locais para passear na cidade.

Share this content: