Jornal Estação

Você Lê no Metrô!

Saúde

Como a dieta vegana pode influenciar na saúde bucal

Ter uma dieta nutritiva e balanceada está diretamente relacionada ao bom funcionamento do nosso corpo e auxilia na manutenção da saúde bucal. E por isso, há um crescimento expressivo de pessoas que estão aderindo ao veganismo.

De acordo com um levantamento realizado pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) em 2021, 46% dos brasileiros deixaram de comer carne. Ainda segundo o estudo, 32% disseram escolher uma opção vegana quando essa informação é destacada pelo restaurante ou estabelecimento. Ou seja, a escolha faz parte de um estilo de vida, que vai além dos termos dietéticos.

Além das mudanças de consumo, uma dieta vegana pode provocar alterações na região bucal. Isso porque, pessoas que não consomem alimentos de origem animal podem apresentar dificuldades em adquirir vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K), essenciais para a saúde da boca. O coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, André Hayato, traz orientações sobre a alimentação vegana e a doença cárie.

“Os estudos que avaliam a relação da dieta vegana e a saúde bucal são escassos. Mas é importante saber que, quando se diz respeito à cárie, estamos tratando de uma doença multifatorial, que envolve alimentação, hábitos de higienização, questões referentes ao indivíduo etc. Além disso, deve-se levar todo o contexto socioeconômico e cultural em que este individuo se insere”, continua. “Um cuidado necessário é com relação ao consumo de alimentos mais ácidos, que encontramos em algumas frutas, por exemplo, pois alguns estudos mostram o aumento da erosão dentária, levando à hipersensibilidade do dente”.

Por outro lado, Hayato explica que uma dieta fibrosa com base em vegetais apresenta a capacidade de auxiliar na limpeza bucal, pois auxilia na remoção da placa bacteriana. “O consumo de frutas e legumes diariamente, ao menos em 5 porções, é indicado, mas não substitui o ator de escovar os dentes”, acrescenta.

Veja como manter a higiene bucal

Independentemente das escolhas alimentares, é preciso manter o cuidado com os dentes e com a higiene bucal. Por isso, Hayato orienta que para evitar o risco de cárie dentária ou doença periodontal, a indicação é consumir menos açúcar refinado e alimentos com alto teor de açúcares, além de realizar a limpeza apropriada com escovação e uso do fio dental diariamente, ao menos três vezes ao dia.
 

“Muitas vezes, as pessoas escovam os dentes de forma incorreta, colocando força desnecessária e sem limpar adequadamente partes da arcada dentária. Por isso, é importante consultar frequentemente o dentista para que possa ter orientações de como realizar uma instrução de higiene oral segura e garantir a saúde da boca ideal”, destaca o profissional.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog da Anhanguera.

Sobre a Kroton

A?Kroton?nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding?Cogna?Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a?Kroton?leva educação de qualidade a mais de 936 mil?estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672?municípios, a instituição conta com 131?unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras,?Unic,?Uniderp,?Unime?e?Unopar?e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A?Kroton?possui a maior operação de polos de EAD no país, com?2.259?unidades,?e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a?Kroton?trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.?Para mais informações acesse: Kroton.

Share this content: