Linhas do metrô e trem terão ações especiais para o mês das mulheres

Foto: Mastrangelo Reino/A2IMG/Governo do Estado de Sao Paulo
Único jornal diário gratuito no metrô

A ViaQuatro, concessionárias responsáveis pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô e
8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, homenageara o mês da mulher com aões de empoderamento. memória, brindes e muito chocolate.

Em celebração ao dia 08 de março, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres, as consessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade promoverão uma série de exposições e campanhas nas linhas 4-Amarela e 5-lilás do metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. A iniciativa dá luz à luta e às conquistas das mulheres por segurança e equidade de direitos ao longo da história.

Durante o mês, as mostras fotográficas vão trazer o protagonismo de mulheres comuns, o legado da sambista Dona Ivone Lara, histórias de mulheres no Rugby, entre outras. Já no dia 08, haverá a distribuição de livros escritos exclusivamente por autoras, das 11h às 13h, na Estação Butantã. Na Estação Largo Treze (Linha 5-Lilás), das 13h às 15h, serão distribuídos folhas para infusão de chá produzidos por agricultoras da região de Parelheiros, juntamente com folhetos, botons e cartões informativos sobre como prevenir a violência contra a mulher.

Nas estações Vila Olímpia (Linha 9-Esmeralda), Oscar Freire (Linha 4-Amarela) e Largo Treze (Linha 5-Lilás), das 10h às 15h, também serão distribuídas barras de chocolates, em parceria com a marca Hershey’s. Todas as ações do dia terão o acompanhamento constante da equipe de Sustentabilidade das concessionárias para garantir as normas e recomendações sanitárias contra a covid-19.

Para Juliana Alcides, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade, o mês de março é uma reiteração do papel fundamental que a mulher desempenha em nossa sociedade. “A programação especial do mês e do dia 08 é um gesto de sororidade e agradecimento a todas as nossas colaboradoras e passageiras que nos ajudam a construir um futuro melhor para todas e todos”.

Serviços:

Distribuição de livros escritos por mulheres – das 11h às 13h – Estação
Butantã.
Distribuição de chocolates – das 10h às 15h – Estação Oscar Freire (linha
4-Amarela), Estação Largo Treze (linha 5-Lilás) e Estação Vila Olímpia
(linha 9-Esmeralda).
Distribuição de chás e informativos sobre violência contra a mulher – das
13h às 15h – Estação Largo Treze (Linha 5-Lilás).

Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da
Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria
Público-Privada) assinado no país. Na
América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless,
operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a
supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à
operação.

Sobre a ViaMobilidade:

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integração com a
Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na
Estação Morumbi.

Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9:

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e
manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São
Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.