Sesc Carmo realiza concertos em igrejas históricas do centro de São Paulo  

Foto: Divulgação/Sesc
Único jornal diário gratuito no metrô

Com programação realizada em igrejas e espaços públicos da região central, o projeto Centro em Concerto – Vozes de São Paulo, evidencia o patrimônio histórico de São Paulo e destaca, em sua curadoria, períodos, autores ou particularidades da história da música de concerto.  

Desde 2008, o projeto já foi chamado “Sons das Igrejas do Centro” e “Centro Erudito”, dentre outras denominações. Com o passar dos anos, manteve-se a proposta de se realizarem apresentações musicais em espaços históricos da região central, em diálogo com as diferentes formas e estéticas que compõem a música de concerto.  

Em 2022, o projeto recebe curadoria de Anna Maria Kieffer e traz apresentações musicais que realçam aspectos das sonoridades da cidade, enfatizando sua formação, sua diversidade cultural e a herança das principais matrizes que caracterizaram a música em São Paulo desde seus primórdios até o século XXI. 

Anna Maria Kieffer  

Curadora, cantora, musicóloga, dedicada à música contemporânea e à pesquisa e divulgação da memória musical do Brasil. Em 2018, lançou, pelo Selo Sesc, o CD São Paulo: Paisagens Sonoras (1830 – 1880), que retrata os ruídos e a música na cidade. 

Acompanhe a programação completa: 

Centro em concerto – Vozes de São Paulo

19 de abril, terça, 13h | Pateo do Collegio 

A Herança Indígena  

com Grupo Mawaca e Grupo Indígena Multiétnico 

O concerto celebra a existência dos povos indígenas de todo o Brasil com arranjos e recriações sobre músicas de diferentes etnias como Mbya Guarani, Paiter Suruí; Kayapó, além de composições próprias de Magda Pucci. A apresentação conta com a participação do Grupo Indígena Multiétnico, formado por indígenas de quatro povos do Nordeste: Fulni-ô (PE), Kariri-Xocó (AL), Pankararé (BA) e Kaimbé (BA) sob a direção de Ava Fulni-ô. Esse repertório tem sido pesquisado presencialmente e executado pelo Grupo Mawaca e representa uma homenagem àqueles que foram os primeiros habitantes de São Paulo.  

3 de maio, terça, 13h | Catedral Metropolitana de São Paulo – Sé 

Mestres Paulistas  

A música nas capelas de São Paulo, nos séculos XVIII e XIX. 

com São Paulo Schola Cantorum  

Obras dos mestres de capela, da Sé de São Paulo, e de compositores paulistas cuja música foi executada na cidade, a começar por André da Silva Gomes, no século XVIII, chegando até nosso mais importante compositor do século XIX, Antônio Carlos Gomes.  

Entre as peças, haverá três performances do Canto de Verônica, normalmente realizada durante a Procissão do Enterro, na Semana Santa. 

14 de junho, terça, às 13h | Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos 

Ngoma: A Herança do Tambor 

com Grupo Cachuera!  

Ressaltando a herança africana, simbolizada pelo tambor, será realizada uma demonstração do Batuque Paulista, na entrada da igreja, seguido de um cortejo que recupera a música das Irmandades Negras, como a de Nossa Senhora do Rosário, Santa Ifigênia, e São Benedito. Em São Paulo, a principal Irmandade Afro-brasileira, foi a da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, localizada na igreja do mesmo nome, construída em 1721. Posteriormente, a igreja foi demolida e foi reconstruída, já no século XX, no Largo do Paissandu, onde está até hoje.  

9 de agosto, terça, 13h | Santuário São Francisco 

São Paulo: Paisagens Sonoras 1830-1880  

com Anna Maria Kieffer e convidados 

Caminhada musical e sonora pelo Centro da cidade de São Paulo, em meados do século XIX, enfocando a música das ruas, os saraus acadêmicos, as reuniões Abolicionistas e Republicanas e as primeiras casas comerciais de instrumentos e edição de partituras, como a Casa Levy.  

13 de setembro, terça, 13h | Igreja Nossa Senhora da Paz 

Música num quintal italiano: memórias da imigração 

Sarau que registra a música realizada em São Paulo pelos imigrantes italianos, na virada do século XIX para o XX. Peças de música tradicional e danças típicas de diferentes regiões da Itália e árias de salão de compositores eruditos, cujas obras se tornaram populares nesse tipo de prática musical, tais como as de Bellini, Donizzetti, Rossini e Tosti.  

11 de outubro, terça, 13h | Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte 

Tradições Paulistanas 

Música de compositores paulistas do século XX e XXI 

Apresentação musical que reúne obras populares e eruditas de compositores paulistanos, ou que viveram em São Paulo, quando a cidade se abre para a Modernidade, tais como Américo Jacomino (Canhoto), Aníbal Augusto Sardinha (Garoto), Camargo Guarnieri, Francisco Mignone entre outros, algumas delas com textos de importantes poetas como Mário de Andrade e Vinicius de Moraes. 

PALESTRAS 

Encontros virtuais, de 2 horas cada, enfocando histórica e musicalmente os materiais abordados nos seis concertos que compõem o projeto Vozes de São Paulo.  

Terças, 19h | Transmissão via Youtube.com/sesccarmo 

5/7 – A presença das musicalidades indígenas no Brasil, com Magda Pucci 

Um breve panorama sobre a extensa e rica diversidade músico-sonora indígena no Brasil, com enfoque nos cantos e seus entrelaçamentos com os ritos do cotidiano e nos grandes rituais. Uma introdução às musicalidades dos povos originários para que nos acerquemos da complexidade do universo sonora indígena no Brasil. 

12/7 – A Cidade: dentro e fora da igreja, com Delphim Rezende Porto  

Os mestres da música em São Paulo, por Delphim Rezende Porto, atual Mestre de Capela da Sé de São Paulo. 

São Paulo paisagens sonoras, por Anna Maria Kieffer, cantora e musicóloga, autora do projeto homônimo, que retrata os ruídos e a música na cidade entre 1830 e 1880.  

19/7 – A herança do tambor, com Paulo Dias  

Histórico, escuta e prática da música de africanos e afrodescendentes em São Paulo, incluindo falares em língua Banto e seu significado.  

26/7 – A música entre os imigrantes italianos e seus descendentes: tradição e modernidade, com Anna Maria Kieffer e Edelton Gloeden 

A música entre os imigrantes italianos, por Anna Maria Kieffer. 

Imigração e Modernismo, por Edelton Gloeden.  

Serviço: 

Sesc Carmo 

Centro em Concerto – Vozes de São Paulo 

Abril a outubro 2022 

Diversos locais – consulte a programação em sescsp.org.br/carmo 

Classificação Livre | Grátis