Carrapatos e pulgas: cuidados com a prevenção devem ser o ano todo

Foto: Mathew Coulton/Pexels
Único jornal diário gratuito no metrô

As águas de março fecharam o verão – mas isso não quer dizer que os tutores de pets podem deixar de lado os cuidados com carrapatos e pulgas, mais comuns na estação mais quente do ano. De acordo com Cristiano Anjo, gerente de Marketing de Pet Health da Elanco para o Brasil e Cone Sul, o Brasil é um país com muitas oscilações de temperatura, o que acaba favorecendo infestações durante todo o ano.

“Além de causar muito desconforto, pulgas e, especialmente, carrapatos podem transmitir doenças graves, inclusive para humanos. Por isso, é preciso agir durante todo o ano e não focar nos cuidados apenas durante o verão, mesmo porque sabemos que, no Brasil, há períodos em que vivemos as quatro estações em um único dia”, afirmou Cristiano. 

O desconforto mais comum causado pelos parasitas é a coceira, mas este é apenas um dos males. Carrapatos são responsáveis pela transmissão das hemoparasitoses, doenças em que o parasita infecta células do sangue. Entre elas, é importante mencionar a erliquiose, babesiose, anaplasmose e rangeliose, transmitidas pela picada do carrapato Rhipicephalus sanguineus. Conhecidas como ”doença do carrapato”, são graves, silenciosas, se manifestam de diversas formas e podem levar o animal a óbito. 

Outro risco para pets – e também para humanos – é a febre maculosa, uma infecção causada pela Rickettsia rickettsii, que é transmitida pelo “carrapato estrela” por meio de sua picada. A transmissão da doença para as pessoas acontece quando o carrapato infectado pica o humano, inoculando a bactéria por meio da saliva do parasita, diretamente para a corrente sanguínea. 

Agir de forma preventiva é sempre a melhor opção. É preciso manter os cuidados com os animais, com o uso periódico de produtos que combatam os parasitas externos antes que eles contaminem os animais e o ambiente. Segundo Cristiano, a maior parte dos tutores aplica produtos em seus animais somente após a visualização dos parasitas. “O conceito de prevenção ainda não está consolidado no Brasil. Por isso, consideramos fundamental disseminar informações sobre os hábitos dos parasitas e destacar que as doenças transmitidas pelo carrapato vêm crescendo no país devido às condições ambientais favoráveis e à adaptação desse parasita ao meio urbano”, afirma. 

Outro ponto de atenção é o ambiente onde o animal vive. “Para se ter uma ideia, apenas 5% das pulgas e carrapatos (parasitas adultos) estão presentes no animal e 95% dos parasitas em suas formas jovens, como os ovos, larvas e pupas, estão presentes no ambiente,”, destaca o executivo.

O tratamento preventivo protege os animais e os humanos ao redor. “Os animais são parte da família! A missão da Elanco é proporcionar condições para que esses nossos companheiros estejam saudáveis e felizes!”, disse Cristiano. 

Opções para prevenção

Para prevenir e eliminar carrapatos e pulgas e ainda reduzir o risco da transmissão de doenças provenientes desses parasitas, a Elanco possui soluções específicas, como o Credeli™, um comprimido mastigável, pequeno e saboroso. “Ele atua rapidamente, protegendo cães filhotes a partir de 1,3 kg e 8 semanas de idade, além dos adultos”, explica. Segundo Cristiano, depois de ingerido, o medicamento elimina 100% dos carrapatos, incluindo o transmissor da febre maculosa, em até 8 horas e 100% das pulgas em até 6 horas. Cada embalagem contém 3 comprimidos, um para cada mês, totalizando 90 dias de proteção.

O medicamento tem 100% de aceitação em 70 diferentes raças de cães, incluindo as raças “Toy”, como Chihuahua e Yorkshire Terrier. 

Outra solução preventiva é a coleira Seresto®, que oferece proteção eficaz contra pulgas e carrapatos em cães e pulgas em gatos. Seresto® é um produto que garante eficácia duradoura, segurança e elimina a necessidade de tratamentos frequentes. Seresto® protege por até 8 meses, tem ação exclusiva e age liberando ingredientes ativos em baixas doses controladas, distribuindo-os pela pele, pelo e camada lipídica do pet, diminuindo assim, o risco de picadas. 

Ambiente

Muitas vezes eliminar as pulgas diretamente do seu pet pode não resolver o problema se esses parasitos estiverem presentes no ambiente de convívio do animal. Para ajudar a resolver esse problema, a Elanco disponibiliza o spray Fleegard™, que auxilia o controle das pulgas adultas já no primeiro dia de aplicação e possui elevada eficácia contra as formas jovens, impedindo o desenvolvimento e interrompendo o ciclo de vida destes parasitas. Este efeito possui elevada eficácia no controle ambiental e, consequentemente, previne as reinfestações por até seis meses.

Sobre a Elanco

A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão — Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida — e nossa estrutura de responsabilidade social — Elanco Healthy PurposeTM — tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta.