A violência pode ser ‘contagiosa’, diz cientista

Foto: Pixabay
Único jornal diário gratuito no metrô

O fenômeno está presente em todos os tipos de comportamento humano. Pânico, medo e violência podem ser “extraordinariamente” contagiosos. É o que diz a cientista de dados canadense Sherry Towers, uma das primeiras a usar modelo de contágio para analisar prevalência de massacre em escolas nos EUA, em 2015.

O que o estudo descobriu?

Esses massacres acontecem com uma regularidade chocante. Descobrimos que, de fato, havia evidências de que eles estavam agrupados e cerca de 20% a 30% pareciam ter sido inspirados por um evento relativamente recente. Quando fizemos o estudo, não examinamos como o contágio acontece, mas inferimos que a atenção da mídia de massa prestada a esses incidentes foi talvez o que estava dando ideia às pessoas para cometer ato semelhante. Há contágio em todos os tipos de comportamentos humanos, é o que nos torna humanos e impulsiona nossa sociedade. Uma semelhança de pensamento sobre certos tópicos, como a maneira de nos vestirmos, comermos. Somos espécie pré-programada para estar atenta ao que os outros ao nosso redor estão fazendo. Infelizmente, isso também se transforma em violência. A violência pode ser extraordinariamente contagiosa.

No estudo, vocês associaram a prevalência estadual de posse de armas de fogo à incidência de massacres e tiroteios…

Como perpetrar (um massacre) sem a ferramenta apropriada? Com uma faca, o número de pessoas que pode conseguir matar é muito menor do que se tivesse uma arma de alta potência com muitas balas nela.

Temos visto uma onda insurgente de ameaças. Como interpretar?

Isso não é coisa incomum, desde muito tempo atrás. Não era incomum pessoas ligando para fazer ameaças de bomba principalmente nas universidades durante período de provas. E quase universalmente ameaças de bomba acabavam sendo falsas. Mas, é claro, tem de se fechar a universidade e trazer a polícia e seus cães para tentar descobrir se realmente existe uma bomba. Agora a questão é: como você faz a avaliação de ameaças? É difícil separar as ameaças da verdade.