Confira ideias práticas para montar seu piquenique

Único jornal diário gratuito no metrô

O piquenique é uma das experiências mais saborosas (em todos sentidos) que a vida nos proporciona. O pano estendido com várias comidinhas gostosas é um pretexto para nos conectarmos com a natureza e com as pessoas que nos fazem bem.
 

Algumas dicas de cardápio são essenciais para que o piquenique fique ainda mais gostoso. A Yoki ajuda a montar um piquenique com opções deliciosas e que caibam perfeitamente no banquete a céu aberto.

Sanduíche de frango: para um piquenique, é importante pensar em alimentos que não ocupem muito espaço na bolsa e que possam ser comidos com as mãos. E o detalhe mais importante: que seja gostoso! O sanduíche de frango com batata palha preenche todos esses requisitos com sobra. Dica: antes de seguir para o passeio, embrulhe o sanduíche no papel alumínio para que o sanduíche fique juntinho. Veja como preparar o sanduíche de frango:
 

Sanduíche de Frango com Batata Palha

Tempo de preparo: 10 minutos (+ 20 do preparo do frango)

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

? 8 fatias de pão de forma tostado

? 12 colheres de sopa de frango cozido e desfiado

? 8 colheres de sopa de maionese

? 8 colheres de sopa de cenoura ralada

? 8 folhas de alface crespa

? 8 rodelas de tomate

? 4 azeitonas verdes sem caroço

? Sal a gosto

? Batata Palha Extrafina Tradicional Yoki
 

Modo de preparo: em uma tigela coloque o frango desfiado, a maionese, a cenoura ralada e as azeitonas cortadas em tirinhas. Misture bem. Tempere com sal a gosto. Cubra uma das fatias com quantidade generosa do recheio, em seguida salpique a batata palha, coloque as fatias de tomate e as folhas de alface. Passe um pouco do recheio sobre a outra fatia e feche o sanduíche. Corte o sanduíche ao meio e acompanhe com a batata palha.

Invista no amendoim: praticidade é uma palavra-chave para piqueniques. E, nesse assunto, o amendoim é uma escolha perfeita, porque basta abrir e comer. Combina com bebidas e outras refeições e cabe em qualquer sacola, mochila ou cesto de piquenique.
 

Esse alimento, aliás, é tão popular no mundo que existe até um dia para chamar de seu. O Dia do Amendoim é celebrado em 13 de setembro. A sugestão para o piquenique é o Amendoim Crocante Sabor do Chef da Yoki, com um exclusivo tempero da marca.

Pipoca Pronta: é possível incluir a pipoca no cardápio do piquenique sem precisar buscar um pipoqueiro por perto. Existem linhas de pipocas prontas para o consumo.

Imagine como seria incluir a manteiga e o saleiro na listinha do piquenique para temperar a pipoca. A Pipoca Pronta da Yoki Sabor Manteiga Temperada é ideal para levar para onde quiser, é só abrir a embalagem e curtir o seu momento. A marca da General Mills desenvolveu um método de produção no qual os grãos de milho são estourados no ar quente e usa um tipo especial de milho, que garante uma pipoca sequinha, crocante e com menos casquinha.

Bolo de queijo: a receita de bolo de queijo é interessante porque sua cremosidade está no recheio, diferentemente de receitas com coberturas, que podem melar os dedos, o que não é legal em um piquenique. Lembrando que quanto menos acessórios sobre o pano estendido no chão, melhor. Para que todos comam facilmente, o bolo de queijo deve ser levado em pedacinhos dentro de um recipiente.

Bolo de Queijo
 

Tempo de preparo: 50 minutos

Rendimento: 12 pessoas
 

Ingredientes:

? 1 xícara (chá) de Farinha de Milho Amarela Yoki

? 1 xícara (chá) de açúcar

? 1 xícara (chá) de leite

? ½ xícara (chá) de queijo ralado

? ½ xícara (chá) de óleo

? 3 ovos

? 2 colheres (sopa) de coco ralado

? ½ xícara (chá) de farinha de trigo

? 1 colher (sopa) de Fermento em pó

? 1 colher (sopa) de óleo e farinha de trigo (para untar)

Modo de preparo: no liquidificador, bata todos os ingredientes da receita de bolo de queijo até formar uma massa homogênea. Unte uma assadeira (com furo no meio) com óleo e farinha para que o bolo de queijo de liquidificador não grude. Leve ao forno preaquecido a 200°C por 40 minutos, até a massa dourar. Pronto, agora você já sabe como fazer bolo de queijo no liquidificador!

Pão de Batata Assado: uma das virtudes do piquenique é o descompromisso com o tempo. Priorize alimentos que mantenham o sabor por longo período. Frutas são ótimas, como a maçã, mais difícil de amassar durante o trajeto até o piquenique. Os assados também mantêm seu frescor por algumas horas. Uma bandejinha coberta com pãezinhos de batata sobre o pano ajuda a alimentar a roda de conversa. Se interessou? Então veja como preparar:

Pãezinhos de Batata

Tempo de preparo: 1h20 minutos

Rendimento: 30 pessoas

Ingredientes:

? 8 fatias de pão de forma tostado

? 2 tabletes de fermento biológico fresco

? 3 colheres (sopa) de açúcar

? ½ colher (sopa) de sal

? 2 ovos grandes batidos ligeiramente

? ¼ de xícara (chá) de óleo

? ½ colher (sopa) de manteiga

? 500 ml de leite morno

? 1 pacote de Purê de Batatas Yoki

? 300g de farinha de trigo

Modo de preparo: em uma tigela grande, misture o fermento com o açúcar. Acrescente o sal, os ovos ligeiramente batidos, o óleo, a manteiga, o leite morno e os flocos de purê de batata. Misture até obter uma mistura homogênea. Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo. Misture com as mãos até obter uma massa lisa para seu pão de batata. Transfira a massa da sua receita de pão de batata recheado para uma bancada, polvilhe um pouco mais de farinha de trigo e sove até ficar levemente esbranquiçada e macia. Com pedaços da massa, modele os pães com as mãos. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Reserve a massa da receita de pão de batata. Deixe a massa descansar até crescer e dobrar de volume. Leve os pãezinhos de batata ao forno preaquecido a 200°C e asse até que esteja dourado

Atenção a maioneses e frituras: Analise se vale levar alimentos que têm prazo de validade curto quando estão fora da geladeira, como a maionese ou patês caseiros. O transporte inadequado e a exposição ao calor também podem interferir no gosto. Pratos fritos com farinha, como coxinha e bolinhas de queijo, só valem ser incluídos na lista do piquenique caso que seja montada uma boa estratégia para que eles continuem bem quentinhos (com bolsa térmica, preferencialmente).