Hospital dos olhos alerta para aumento de casos de alergia ocular no Carnaval

Pixabay
Único jornal diário gratuito no metrô

O número de casos de alergia ocular pode aumentar durante o Carnaval, é o que alertam os oftalmologistas do H.Olhos, da Vision One. A taxa média de pacientes que passam pelo pronto-socorro da unidade aumenta em até 30% nessa época do ano. Entre as principais queixas estão coceira, irritação, visão embaçada, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, inchaço das pálpebras e secreção.

O problema é consequência do mau uso de cosméticos e maquiagens carnavalescos, geralmente com excesso de glitter e purpurina. De acordo com Dra. Myrna Serapião, oftalmologista, especialista em doenças da superfície ocular e córnea e diretora médica da Vision One, detentora do H. Olhos, quando esses produtos são passados sem o devido cuidado, podem acumular nas pálpebras e na superfície dos olhos, e causar desde pequenas alergias e irritações até mesmo o comprometimento da córnea.

“Muitas vezes, a pessoa acredita ser um quadro passageiro e, para não perder os dias de Carnaval, acaba postergando a ida ao médico, o que pode agravar o quadro. A alergia causa um inchaço maior e o contato com o produto, mesmo que em quantidade pequena, já pode causar sintomas intensos”, alerta a oftalmologista.

A especialista ainda explica que, caso a pessoa note algum sinal de irritação ao aplicar o produto, ele deve ser removido imediatamente e a região dos olhos afetada deve ser lavada com soro fisiológico. É importante também fazer compressas com soro fisiológico gelado para amenizar o desconforto. “Caso o desconforto se prolongue, o paciente deverá procurar um oftalmologista”, orienta Dra. Myrna.

Dicas para cair na folia com segurança

– Procure itens com base natural ou hipoalergênicos (feitos com produtos com menor potencial de causar alergias).

– Sempre retire a maquiagem antes de dormir. O contato contínuo com o produto pode levar ao desenvolvimento de alergias.

– Dê preferência a maquiagens que não sejam à prova d’água.

– Evite o uso de produtos que não são específicos para a região dos olhos, mais sensível que outras partes do rosto.

– Não é recomendado o uso de maquiagens em crianças menores de 7 anos e, mesmo após essa idade, devem ser utilizados com moderação, evitando produtos destinados a adultos.

– O compartilhamento de maquiagens e cosméticos não é recomendado, para evitar contaminação cruzada.