Teste indica aprovação de jornada semanal de quatro dias

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Único jornal diário gratuito no metrô

Trabalhe menos, mas obtenha mais. Um teste com uma semana de trabalho de quatro dias no Reino Unido, descrito como o maior do mundo, mostrou que a maioria das 61 empresas que participaram de junho a dezembro seguirá em frente com jornadas mais curtas, e que a maioria dos funcionários estava menos estressada e tinha um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Tudo isso enquanto o faturamento das empresas permaneceu praticamente o mesmo durante o período de testes no ano passado, e até aumentou em rela-ção aos mesmos seis meses do ano anterior, segundo resultados divulgados nesta semana.

“Estamos realmente encorajados com os resultados, que mostram as várias maneiras pelas quais as empresas estão transformando a semana de quatro dias de um sonho em uma política realista, com múltiplos benefícios”, disse David Frayne, pesquisador associado da Universidade de Cambridge, que ajudou a lide-rar a equipe que conduziu as entrevistas dos funcionários para o teste.

Dos funcionários, 71% disseram ter sofrido menos esgotamento, 39% menos estresse e 48% mais satisfação no trabalho do que antes do teste. O cansaço diminuiu, as pessoas estavam dormindo mais e a saúde mental melhorou, de acordo com os resultados.

Para as empresas que implementaram jornadas de trabalho mais curtas, a recei-ta não foi afetada, dizem os resultados do teste. A receita cresceu 1,4% para 23 empresas que forneceram dados adequados – ponderados pelo tamanho do ne-gócio -, enquanto outras 24 viram a receita aumentar mais de 34% em relação ao mesmo período do ano anterior.