Único jornal diário gratuito no metrô
Por que o espinafre é considerado um superalimento?
Cozido no vapor, em água fervente, refogado ou cru. Extremamente versátil, o espinafre pode ser consumido de várias formas. Geralmente, é usado como acompanhamento em pratos de massa e salada, também servindo como ingrediente em smoothies, omeletes e sopas, por exemplo. Rico em uma variedade de nutrientes, esse vegetal é extremamente benéfico para a saúde.
 
“O espinafre é considerado um superalimento justamente por conta do seu valor nutricional. Sua tabela é composta por vitaminas A, C e K, ácido fólico, ferro, cálcio, magnésio e potássio. Além disso, possui antioxidantes, que podem reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer surgirem”, explica Flávia Ribeiro, nutricionista e professora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças.
 
Alguns benefícios que esse vegetal traz para o corpo humano são a melhora das saúdes ocular e óssea, assim como o fortalecimento do sistema imunológico. Ele também previne a anemia, controla a pressão arterial e retarda o envelhecimento precoce.
 
Porém, como todo alimento, o espinafre não deve ser consumido em grande quantidade. “O ácido fólico, quando muito presente no organismo, pode dificultar a absorção de minerais e facilitar a formação de pedras nos rins. Portanto, é importante consumi-lo com moderação. O ideal é ingerir apenas três colheres de sopa e cinco vezes na semana. Dessa forma, a pessoa terá acesso a todos os benefícios que esse vegetal oferece”, finaliza Flávia.