Único jornal diário gratuito no metrô
Medo de agulha ou bisturi? Tecnologia auxilia em tratamentos com rápida recuperação

Efeito lifting, viço, pele saudável, redução de manchas e rejuvenescimento sem necessidade de agulhadas ou bisturi e sem precisar de dias de recuperação? Parece improvável, mas a tecnologia proporciona isso para pacientes mais cautelosos. Ferramentas como o ultrassom microfocado e laser caíram no gosto de quem busca procedimentos menos invasivos, com resultados naturais e imediatos. Eles estão no topo do ranking das tecnologias com resultados significativos no mundo.

O ultrassom microfocado penetra nas camadas mais profundas da derme e chega até o Sistema Músculo Aponeurótico Superficial (SMAS), estimulando a produção de colágeno. “O SMAS é a camada muscular que separa a gordura e dá sustentação e firmeza à pele. Conforme vamos envelhecendo, o SMAS vai ficando menos tensionado e vai perdendo a sustentação da gordura. O ultrassom microfocado é o único equipamento que vai tratar a SMAS, estimulando o músculo e fazendo o efeito de tração no rosto. É essa camada, inclusive, que o cirurgião acessa para fazer o lifting facial cirúrgico”, afirma a biomédica Ana Clara Brathwaite.

Ana Clara explica que o equipamento possui ponteiras ultrabooster e formas de disparo em linha e em espiral, mais adequadas a determinadas regiões, que tratam também o consumo de gordura, possibilitando o afinamento facial e a redução do peso do rosto, além de estimular o colágeno de forma mais superficial. O mesmo aparelho promove a melhora do contorno corporal, deixa a pele mais bonita e ainda previne novas linhas de expressão. “É um tratamento completo. E para quem busca ir além do rosto, o ultrassom pode ser usado também em outras partes do corpo para consumir gordura localizada”, explica a especialista.

O motivo pela alta procura pelo ultrassom é o fato dele não ser invasivo e não afastar o paciente de suas atividades de rotina. “Não tem muitas restrições para quem faz o procedimento. O que a gente recomenda é evitar atividades físicas por 24 horas, porque, assim como qualquer outra intervenção estética, pode haver inchaço, vermelhidão e a região fica dolorida, mas é passageiro”, complementa Ana Clara.

Queridinho do momento

Os protocolos a laser, como o Lavieen – nova geração do thulium -, são os queridinhos do momento. O procedimento melhora manchas, queixa de poros abertos, olheiras pigmentadas, textura, qualidade e viço de pele, além de também estimular colágeno e elastina. Dependendo da potência, ele pode ser não ablativo, ou seja, menos agressivo à pele, permitindo recuperação fácil e rápida. “Nós passamos anestésico tópico e na potência de BB Glow, por exemplo, ele causa uma leve vermelhidão, inchaço e descamação da face nos primeiros dois dias. Até o quinto dia, a pele está 100% recuperada. Ele tem esse efeito de BB cream, que é um efeito de pele natural, como se estivesse de maquiagem”, pontua a biomédica.

Ele trata:

– rugas finas;

– poros dilatados;

– manchas;

– textura da pele.

“Ele melhora a camada de pele mais superficial que sofre mais com a radiação ultravioleta. Uma das principais vantagens é que ele reúne todos os benefícios dos lasers mais antigos – como CO2 fracionado -, mas com uma recuperação mais rápida. Se o paciente quiser procedimentos não injetáveis, ele pode optar pelo Ultraformer para trabalhar camadas profundas e tratar camadas superficiais como o Lavieen. Além disso, como ele prepara a camada mais superficial da pele, conseguimos fazer o drug delivery, como no microagulhamento, que é o depósito de ativos naquela região para melhorar a hidratação e tratar manchas, acne e outros”, diz Ana Clara. O laser é utilizado também em outras partes do corpo, como no couro cabeludo, para crescimento capilar. O procedimento melhora a oxigenação e a circulação sanguínea na região. Tanto o ultrassom como o laser são evoluções tecnológicas de procedimentos, mas não eliminaram outros que já estão há mais tempo no mercado, como a radiofrequência, a ultracavitação e a criolipólise. Cada um tem um objetivo diferente, mas todos podem ser feitos por pacientes que querem melhorar a aparência da pele e reduzir gordura sem cortes e sem injetáveis.