Arteris Fernão Dias reforça a importância da utilização do cinto de segurança

Único jornal diário gratuito no metrô

No primeiro semestre de 2023, das vítimas fatais da rodovia Fernão Dias, do trecho que liga São Paulo a Belo Horizonte, 73% não estavam utilizando o cinto de segurança. Colisões, tombamentos e capotamentos são as principais causas de acidentes com óbitos. A concessionária ressalta que essa porcentagem leva em consideração somente os acidentes com pessoas elegíveis a utilização de cinto, ou seja, condutores e passageiros de automóveis, caminhões e ônibus.

Segundo o Gerente de Operações da Arteris Fernão Dias, Edivaldo Braga, o uso dos dispositivos da forma correta é fundamental para a segurança de todos os usuários. “Para nós da concessionária, a vida tem um valor inegociável e nada justifica a dispensa dos dispositivos de segurança, como o cinto. Os cintos de segurança são o meio mais eficaz que se dispõem para reduzir o risco de ferimentos graves e mortes em acidentes de automóvel”, ressalta.

Até o dia 29 de agosto, foram contabilizadas 75 vítimas fatais em acidentes, sendo que 34 são elegíveis ao uso de cinto e, dessas, 25 não estavam usando o dispositivo de segurança. Em vista desses dados, é essencial reforçar a importância de utilizar o cinto de segurança em todos os trajetos, independente da distância percorrida e das condições da estrada. Ao utilizar corretamente esse equipamento de segurança, os ocupantes dos veículos têm suas chances de sobrevivência e de minimizar lesões graves significativamente aumentadas.

A Arteris Fernão Dias está intensificando a conscientização sobre o uso do cinto de segurança e a realização de campanhas educativas direcionadas aos motoristas, passageiros e motociclistas. Somente em 2023, mais de 7 mil usuários foram impactados por campanhas como a operação Serra Segura, Tô de Cinto, Tô Seguro, Acorda Motorista, Viva Ciclista, Viva Pedestre, Viva Motociclista, entre outros.

Além disso, a companhia segue com medidas para aprimorar a fiscalização e garantir o cumprimento da lei, atuando em parceria com os órgãos competentes, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Conheça algumas dicas para o bom uso do cinto de segurança:

1- Sempre o utilize: mesmo que a sua viagem seja curta e rápida, não deixe de colocá-lo!

2- Cinto torto: arrume-o antes de trafegar.

3- Deixe-o sobre o ombro: no caso do cinto de segurança de 3 pontos, não o deixe perto da face ou pescoço. Isto pode agravar um problema causado por uma freada brusca ou acidente!

4- Posição do cinto abdominal: deve estar inserido na região pélvica, com uma folga de 3 centímetros.

5- Banco traseiro: todos os passageiros, inclusive aqueles que estão no banco traseiro, devem usar o cinto!

No caso das crianças:

Assento conversível: crianças de até um ano de idade e até 13 kg, posicionado no sentido contrário ao painel do veículo até a criança completar 1 ano de idade.

Cadeirinha: crianças de 1 a 4 anos de idade, que tenham entre 9 e 18 kg, posicionada de frente para o painel do veículo.

Assento de elevação: crianças de 4 a 10 anos de idade que não tenham atingido 1,45 m de altura, com peso entre 15 e 36 kg, sempre conectado ao cinto de três pontos.

Banco traseiro e dianteiro somente com o cinto de segurança: crianças com mais de 10 anos de idade e/ou estatura superior a 1,45 m.