Prefeitura inicia 1ª etapa da construção de 833 apartamentos populares em bairro planejado

Único jornal diário gratuito no metrô

Um novo bairro, totalmente planejado, começa a ser construído pela Prefeitura de São Paulo na Mooca, Zona Leste, exclusivamente para moradias destinadas à população de baixa renda. No total, serão 833 apartamentos e nesta primeira etapa iniciada na terça-feira (10) pelo prefeito Ricardo Nunes serão construídas 290 unidades. Outras 543 serão implementadas na segunda fase.

Ao dar início às obras, Nunes lembrou que sua gestão entregou 6.491 chaves e que 16.200 unidades estão em construção simultaneamente, além de haver a previsão de entregar 22 mil imóveis na PPP da Habitação e outros 45 mil pelo Pode Entrar Aquisição. “De uma forma geral, entre entregues, em obras e contratados, até o ano que vem vamos passar de 100 mil unidades, no maior programa habitacional da história da cidade”, destacou o prefeito.

A construção do novo condomínio é realizada pela Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB-SP), dentro do Programa Pode Entrar, na modalidade Parceria Público-Privada (PPP). O novo conjunto está localizado na Rua dos Trilhos, na Mooca, Zona Leste da capital.

Os condomínios terão nove andares, infraestrutura completa e apartamentos de 1 e 2 dormitórios com até 50 m2. As unidades contemplarão todas as faixas de renda de interesse social (HIS) e mercado popular (HMP), trazendo mix social ao bairro. Junto do térreo estão previstos pequenos espaços de comércio e serviços, valorizando a vida urbana ao longo das calçadas.

As obras são feitas em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que terá direito a 39% da demanda de moradores do novo conjunto habitacional.

Representando o governador Tarcísio de Freitas, o secretário de estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, apontou que o Governo tem 24.900 unidades habitacionais sendo construídas dentro da cidade de São Paulo graças à parceria entre os governos municipal e estadual. 

Área original do terreno: 10.631,09 m2, pertencente a Prefeitura Municipal