Prefeitura investe R$ 1,64 bilhão no maior programa de reforma e manutenção de pontes e viadutos da cidade

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À frente de um dos maiores cronogramas de obras já estabelecidos na cidade, a Prefeitura de São Paulo inovou e tem investido de forma inédita no maior programa de recuperação e manutenção de pontes, viadutos, pontilhões, passarelas e túneis da capital. Com investimento de R$ 1,64 bilhão, a administração está trabalhando na recuperação de grandes estruturas por onde circulam diariamente 7 milhões de veículos. Desde 2021, já são 40 grandes obras finalizadas, além de 58 em execução e outras 25 acabam de ser incluídas num processo que somará intervenções em 390 unidades durante toda a gestão.

Também já foram publicadas as licitações para intervenções em 33 pontes, viadutos ou túneis e estão em fase de elaboração os editais de licitação para a contratação de obras em 198 unidades estruturais. Ao mesmo tempo em que realiza as obras, a Prefeitura está intensificando as vistorias mais detalhadas nessas estruturas em toda a cidade. Desde 2021, já foram feitas inspeções especiais em 312 estruturas. Até o final do ano que vem serão executadas inspeções especiais em 644 unidades estruturais.

O trabalho, que acontece em todas as regiões da cidade, consiste numa série de importantes intervenções, sempre após uma avaliação aprofundada da situação de cada estrutura. As obras vão desde pavimentação até troca e manutenção de estacas, vigas e pilares. Já foram corrigidos, apenas de 2021 para cá, mais de 50 mil metros de fissuras e substituição de mais de 2 mil metros de juntas de dilatação, que são espaçamentos que permitem a expansão térmica natural das placas de concreto. Para a realização dos trabalhos, foram utilizados 300 aparelhos de suporte para sustentar os pilares durante as intervenções. Além disso, foi feita a pintura de 60 mil metros quadrados de pontes, viadutos, túneis e passarelas.

Em uma cidade com 12 milhões de habitantes e uma das maiores frotas do mundo, a recuperação e manutenção dessas estruturas são fundamentais para proporcionar maior segurança para a população, além de melhorar a fluidez do tráfego, por reduzir congestionamentos e contribuir para a mobilidade urbana.

“Nosso objetivo agora é fazer as ações preventivas, não esperar acontecer o problema para poder fazer alguma ação. Tem sido assim nas grandes obras de drenagem, contenção de encostas”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante a coletiva em que anunciou o início das novas obras.

O programa de ações preventivas e corretivas também gera economia de recursos públicos, além de garantir o prolongamento da vida útil dessas estruturas. Outro aspecto importante é o estímulo à economia local, considerando que as obras geram 7.250 empregos diretos e 36.250 indiretos até 2024, impulsionando diversos setores da indústria e do comércio.

“Aqui na cidade eram realizadas apenas obras pontuais, quando surgia algum problema, sem um programa dessa magnitude voltado para a prevenção. Começamos com as maiores pontes e viadutos, aquelas mais antigas, em estado maior de deterioração, e agora contemplamos todas as pontes e viadutos da cidade”, disse o secretário de Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Marcos Monteiro.

Nos dois primeiros anos foram empenhados R$ 340 milhões no programa. Entre 2023 e 2024, está previsto mais R$ 1,3 bilhão. Assim, a gestão municipal totalizará R$ 1,64 bilhão em investimentos neste programa.

Vistorias minuciosas
De acordo com diretor-presidente da SPObras, Taka Yamauchi, para realizar cada obra são levados em consideração os critérios do que cada ponte e viaduto precisam para sua recuperação, após o diagnóstico dos problemas específicos. Segundo ele, são avaliados problemas como ruptura de concreto, buracos no concreto, umidade e irregularidades, “É observada, principalmente, a sustentação das pontes. É um trabalho nunca visto na história de São Paulo”, disse.

As equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e da SPObras, especializadas em engenharia estrutural, responsáveis por realizar inspeções minuciosas nesses locais, identificam os problemas e propõem as soluções adequadas para cada caso.

A Prefeitura também vem fazendo um mapeamento para cadastrar todas essas estruturas, conhecidas na engenharia como Obras de Arte Especiais (OAEs), em toda a cidade. Já foram cadastradas 1.100 estruturas.

Clique aqui para acessar o Programa de Manutenção de Obras de Arte Especiais.

Inspeções especiais
O monitoramento rotineiro das OAEs é uma atividade importante para identificar possíveis problemas. Por meio das inspeções visuais, realizadas anualmente, são identificadas as principais anormalidades, para iniciar a recuperação, se necessário.

A inspeção especial permite a detecção antecipada dos problemas e, com base nesses laudos, são definidas as intervenções necessárias e a priorização do processo de contratação das obras. O trabalho de recuperação e/ou reforço das OAEs do município é fundamental para a manutenção da infraestrutura viária da cidade de São Paulo em condições normais de operação, bem como para garantir que estas estruturas mantenham níveis adequados de segurança.

Confira o balanço das ações do Programa desde 2021:

Obras concluídas (40 locais):

  1. Pontilhão Jacu-Pêssego
  2. Ponte do Limão
  3. Viaduto Gazeta do Ipiranga
  4. Av. Tajuras (Túnel Janio Quadros )
  5. Pontilhão na pista central da Marginal Tietê
  6. Viaduto Luis Eduardo Magalhães
  7. Viaduto Raimundo Pereira de Magalhães
  8. Ponte do Piqueri
  9. Ponte Domingos Franciulli Netto
  10. Viaduto Pires do Rio
  11. Complexo Mackenzie
  12. Complexo Viário Aurélio Batista Félix
  13. Viaduto T5 – Marginal Pinheiros
  14. Pontilhão – Av. Conselheiro Carrão
  15. Viaduto de Interligação – Av. Paulista x Av. Dr. Arnaldo
  16. Passarela de Pedestres – R. Luigi Grecco x R. Capistrano de Abreu
  17. Pontilhão – R. Doutor Miguel Guimarães
  18. Ponte da Casa Verde
  19. Pontilhão – Av. Julio Buono x Águas Formosas
  20. Pontilhão – Av. Edu Chaves
  21. Túnel Max Feffer
  22. Ponte Comunidade Húngara
  23. Pontilhão – R. Henrique Franco x R. Mario Pati
  24. Ponte – Rua João Spinola Carneiro X Av. Boturussu
  25. Pontilhão – Travessa Dança da Canoa
  26. Pontilhão – Rua Baixa X Rua Carcicé
  27. Ponte da Freguesia do Ó
  28. Viaduto Engenheiro Alberto Badra
  29. Pontilhão – Av. Imperador x Av. Ribeirão Jacu
  30. Pontilhão – Av. Jardim Japão
  31. Viaduto Diário Popular
  32. Viaduto Bresser
  33. Ponte da Casa Verde
  34. Túnel Janio Quadros
  35. Ponte Comunidade Húngara Sentido Castelo Branco
  36. Viaduto Elias Nagib Briem
  37. Ponte Freguesia do Ó
  38. Viaduto Elevado do Glicério
  39. Viaduto Imigrantes
  40. Viaduto Rosita Macedo de Andrade (Viaduto da China)

Obras em execução (41 locais):

  1. Túnel Ligação da Av. Cidade Jardim com Av. Eng. Oscar Americano – alça de acesso à Av. Eng. Oscar Americano
  2. Ponte Rua Desembargador Fausto Whitaker Alvim
  3. Viaduto Gazeta do Ipiranga
  4. Ponte das Bandeiras
  5. Túnel Fernando Vieira de Melo
  6. Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo
  7. Expresso Tiradentes
  8. Viaduto Domingos Franciulli Netto
  9. Pontilhão e recomposição do viário – Avenida São Miguel, alt. do n° 8460, em frente ao trecho do Córrego Jacú paralelo à Av. Dr. Custódio de Lima
  10. Viaduto Imigrantes
  11. Viaduto Cap. Pacheco e Chaves
  12. Ponte Giovanni Boccati
  13. Ponte Júlio de Mesquita Neto
  14. Ponte Transamérica
  15. Viaduto dos Bandeirantes
  16. Viaduto Dep. Antonio S. Cunha Bueno
  17. Viaduto Antônio Abdo
  18. Viaduto Nove de Julho
  19. Ponte Bernadino D’áuria
  20. Viaduto Carlos Ferraci
  21. Viaduto Antônio Sanches de Larragoiti Junior
  22. Viaduto Gal. Milton Tavares
  23. Viaduto Naor Guelfi
  24. Viaduto Gal. Olímpio da Silveira
  25. Viaduto Beneficência Portuguesa
  26. Ponte Engenheiro Ary Torres
  27. Viaduto Gal. Marcondes Salgado
  28. Viaduto Paraíso
  29. Viaduto Sumaré
  30. Viaduto Doutor Arnaldo
  31. Complexo Viário Jacu-Pêssego
  32. Viaduto Carlito Maia
  33. Ponte Aricanduva
  34. Complexo Aurélio Batista
  35. Ponte Senador José Ermínio
  36. Complexo Viário Senador Antônio Emygdio de Barros Filho
  37. Viaduto Jabaquara
  38. Viaduto Arapuã
  39. Viaduto Santa Efigênia
  40. Viaduto 25 de Março
  41. Viaduto Ivan da Costa Rodrigues (João Beiçola)

Obras em contratação (25 locais)

  1. Complexo Saad
  2. Viaduto dos Imigrantes
  3. Viaduto Olavo Fontoura
  4. Ponte Anhembi
  5. Ponte Governador Orestes Quércia (Estaiadinha)
  6. Viaduto Martinho Prado
  7. Viaduto Dr. Eusébio Stevaux
  8. Viaduto Gov. Roberto Abreu Sodré
  9. Viaduto Antonio Nakashima
  10. Complexo Padre Adelino
  11. Passarela Ciccillo Matarazzo
  12. Viaduto João Julião C. Aguiar
  13. Viaduto Incinerador Vergueiro (Saioá 1 e 2)
  14. Viaduto Doutor Plínio de Queiroz
  15. Viaduto Brigadeiro Luiz Antônio
  16. Viaduto Dona Paulina
  17. Viaduto Austregésilo de Athayde
  18. Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie
  19. Ponte Bernardo Goldfarb
  20. Viaduto Armando Puglisi
  21. Viaduto Condessa de São Joaquim
  22. Ponte da Vila Guilherme
  23. Ponte da Avenida Santos Dumont
  24. Viaduto Engenheiro Luiz Alfredo Falcão Bauer – Ayrton Senna
  25. Pontilhão na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães

Obras em licitação (22 locais)

  1. Viaduto Mofarrej
  2. Viaduto Domingos de Moraes
  3. Viaduto Jose Colassuonno
  4. Viaduto Honestino M. Guimarães
  5. Viaduto Frederico Eduardo Mayr
  6. Ponte Transamérica
  7. Viaduto Pedro de Toledo
  8. Viaduto Gal. Euclides Figueiredo
  9. Viaduto Eng. Antônio de Carvalho Aguiar
  10. Viaduto Santo Amaro
  11. Viaduto dos Bandeirantes
  12. Ponte Vitorino Goulart da Silva
  13. Viaduto Eng. Orlando Murgel
  14. Complexo Viário Maria Maluf
  15. Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro
  16. Viaduto Deputado Ulysses Guimarães
  17. Viaduto Dona Mora Guimarães
  18. Viaduto Doutor João Tranchesi
  19. Passarela Professor Doutor Emílio Athié
  20. Viaduto Guadalajara
  21. Viaduto Dona Matilde
  22. Viaduto Washington Luiz