Cai contratação de imigrantes e refugiados na capital paulista

***FOTO EMBARGADA PARA INTERNET-CAPA DIÁRIO DE SP*** SÃO PAULO, SP, 20.05.2015: HAITIANOS-SP - Imigrantes haitianos durante aula de português - O governo do Acre enviou, sem avisar à Prefeitura de São Paulo, mais 968 imigrantes. A ausência de planejamento causou superlotação na paróquia que é referência para os haitianos que chegam a São Paulo, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, na rua do Glicério, no centro de São Paulo (SP). O padre Paolo Parisi, responsável pela missão, acolhe os haitianos que chegam a São Paulo na Casa do Migrante, espaço criado no local com a infraestrutura básica que está com sua lotação esgotada. (Foto: Robson Ventura/Folhapress)

Imigrantes e refugiados estão com dificuldades para encontrar emprego na cidade de São Paulo. Segundo levantamento da Missão Paz, organização da Igreja Católica que atende essa população, no Glicério, região central da cidade, caiu a contratação de estrangeiros.

Em 2016, foram empregados por intermédio da missão, que aproxima as empresas dos imigrantes e refugiados, 371 pessoas, o que representa 21,70% dos 1,7 mil que participaram das palestras interculturais oferecidas pela entidade naquele ano. A participação nas conferências é o primeiro passo de inclusão nas ações oferecidas pela organização.

O número é inferior aos 1.473 empregados em 2015, que representam 56,6% dos 2,6 mil que assistiram às palestras. Em 2014, foram 2.739 contratações, representando 54,8% do público das conferências oferecidas pela entidade (4.996).

O coordenador da Missão Paz, padre Paolo Parise, atribui a queda nas contratações à crise econômica. Segundo ele, muitos estrangeiros estão, inclusive, optando por deixar o país em busca de oportunidades em outros lugares. “Eles estão aqui, veem que não tem oportunidade, então vão para outros países”, diz. Entre os destinos escolhidos estão, de acordo com o padre, o Chile e os Estados Unidos.