Parques públicos são opções para pedalar com o paizão no domingo

Único jornal diário gratuito no metrô

Que tal convidar o paizão para curtir, ao menos a manhã de domingo (12), pedalando nos parques públicos de São Paulo. Uma boa ideia para curtir o Dia dos Pais, mantendo a boa forma.

A cidade de São Paulo oferece amplos parques com ciclovias e boa estrutura para um passeio de bike seguro e em pleno ao ar livre. O empreendedor Daniel Moral, fundador do Bike Tour SP, incentiva a ideia. “Pedalar não é só lazer, é saúde, cultura e acessibilidade”, observa. Veja cinco dicas de Moral, como os parques do Povo, Ibirapuera, Villa-Lobos, do Carmo e da Juventude, considerados por ele os melhores. Agora é torcer para não chover.

 

 

Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal
Com uma ciclovia de 8,2 quilômetros, o parque está localizado na área da antiga fazenda do empresário Oscar Americano de Caldas Filho. Possui vegetação composta por eucaliptais, remanescentes da Mata Atlântica com mata ciliar, campos antrópicos, brejos, além de gramados, cafezal, pomar, bosque de cerejeiras-de-okinawa e um viveiro de produção de espécies arbustivas. Sem dúvida se trata do parque de São Paulo que mais oferece espaço para o ciclista.

Serviço:
Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera – Zona leste
Área: 1.500.000 m²
Funcionamento: 5h30 às 20h
Telefone: (11) 2748-0010

 

 

Parque do Povo – Mário Pimenta Camargo
O Parque conta com três quadras poliesportivas, sendo uma delas com marcação especial para esportes paraolímpicos, aparelhos de ginástica de baixo impacto, aparelhos de ginástica de baixo impacto para portadores de necessidades especiais, parquinho infantil, pista de caminhada, estações de ginástica, sanitários, roteiros botânicos, jardim sensitivo e uma ciclovia, que recebe ciclistas todos os dias.

Serviço:
Av. Henrique Chamma, 420 – Pinheiros – Zona centro-oeste
Área: 133.547m²
Funcionamento: 6h às 22h
Telefone: (11) 3073-1217

 

 

Parque do Ibirapuera
O mais famoso parque de São Paulo e um dos mais conhecidos do país oferece 5,5 quilômetros de ciclovia e um bicicletário. No local é possível alugar bikes. O local ainda dispõe para os seus visitantes pista de Cooper, parque infantil, lanchonetes, áreas de estar, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de bicicleta, fonte multimídia, quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica e Praça Burle Marx.

Serviço:
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana – Zona sul
Área: 1.584.000 m²
Funcionamento: das 5h às 0h
Telefone: (11) 5575-5045

 

 

Parque da Juventude
Localizado na zona norte da capital, mudou a paisagem da região ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre. Possui ampla área verde, instalações para práticas de esporte. Conta ainda com pistas de skate para street e vertical, para os que não querem ficar só na bike. Há bicicletário disponíveis em frente à entrada.

Serviço:
Local: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana (ao lado do metrô Carandiru)
Telefone (11) 2089-8600

 

 

Parque Villa-Lobos
Localizado no bairro de Alto dos Pinheiros, o parque Villa-Lobos é uma das melhores opções de lazer ao ar livre da cidade. O parque possui ciclovia, quadras, campos de futebol, “playground” e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de “street basketball” e um anfiteatro aberto, sanitários adaptados para deficientes físicos e lanchonete.

Serviço:
End. Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros – Zona Oeste
Área: 732 mil m2
Horário: das 5h30 às 19h
Telefone: (11) 2683-6302

Foto: Reprodução